Entrevista de emprego: dicas para o candidato elevar a sua chance de sucesso profissional

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade para destacar a  sua trajetória profissional. Veja dicas!

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade para destacar a  sua trajetória profissional de modo orgânico. Por isso, é importante que tenha atenção à sua linguagem corporal.

Entrevista de emprego: dicas para o candidato elevar a sua chance de sucesso profissional

Ao conhecer de forma aprofundada o seu próprio currículo, o candidato eleva suas chances de sucesso e pode se destacar no mercado, alcançando seus objetivos profissionais em longo prazo. Por isso, é importante que você analise o seu currículo e verifique quais informações podem ser exploradas positivamente.

Destaque a sua carreira profissional

É relevante que você leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem os seus potencial profissional. Exemplo, fale sobre sua criatividade; gestão de pessoas; facilidade para construir o relacionamento entre a empresa e o cliente; condução de reuniões brainstorm; implementação de sistemas; gestão de projetos; dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional.

Fale sobre seus pontos negativos de forma resolutiva

Por outro lado, é importante que você fale sobre seus pontos negativos de maneira resolutiva. Sendo assim, por exemplo, você pode informar que possui dificuldades para falar em público, mas deseja estudar teatro, pois entende que é importante que tenha uma comunicação ampla. Dessa maneira, estará demonstrando senso de urgência e autoconhecimento.

Adote uma postura participativa

Além disso, a sua postura também transmite uma mensagem importante durante a entrevista de emprego. Sendo assim, tenha atenção ao seu comportamento para que você não demonstre ansiedade excessivamente, ficando aquém do seu potencial.

Não permaneça com os braços cruzados; não deixe a bolsa ou mochila no seu colo, como se fosse uma escudo; tenha cuidado para não interromper o entrevistador; trabalhe a sua respiração; controle o seu tom de voz e mantenha contato visual com o profissional que estiver entrevistando.

Certamente, são pequenos pontos de atenção que são relevantes para a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção; já que fatores diretos e indiretos contribuem para essa análise.

 Utilize o espaço para perguntas

Não saia da entrevista de emprego com dúvidas. Faça perguntas sobre todos os pontos que requerem atenção, como benefícios, horário, planejamento de carreira, atividades principais etc.

Dessa forma, você torna a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção genuína; ao passo que também pode avaliar a viabilidade da contratação, considerando os valores e os objetivos envolvidos.

Visto que essa avaliação deve ser feita por ambas as partes para que a contratação se torne parte de um processo reprodutivo e de valor na relação entre o empregado e o empregador. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.