Entrevista de emprego: dicas para evitar um comportamento autossabotador durante o processo seletivo - Notícias Concursos

Entrevista de emprego: dicas para evitar um comportamento autossabotador durante o processo seletivo

Entrevista de emprego: dicas para evitar um comportamento autossabotador durante o processo seletivo. Confira!

O posicionamento do candidato durante uma entrevista de emprego  transmite uma mensagem por meio de sua linguagem não verbal que corrobora a sua narrativa.

Entrevista de emprego: dicas para evitar um comportamento autossabotador durante o processo seletivo

Sendo assim, na posição de candidato, você deve se atentar a maneira como se comporta, visto que você deve evitar um comportamento autossabotador durante o processo seletivo.

Por isso, é importante que você não cruze os braços e pernas; tente chegar ao local da entrevista de emprego com um pouco de antecedência; mantenha contato com o seu entrevistador; fale pausadamente; evite gesticular excessivamente; dentre outros pontos pertinentes a sua postura corporal.

A construção da sua narrativa

Dessa forma, você terá um direcionamento importante no que diz respeito à construção da sua narrativa, que é outro fator extremamente importante para o candidato durante uma entrevista de emprego.

Analise em seu próprio currículo quais são as situações concretas que podem ser levadas para uma entrevista de emprego de maneira natural. Dessa forma, é importante que você aponte fatos relevantes da sua carreira, de modo que você possa exemplificar as suas habilidades e competências.

Contorne os seus pontos fracos com resoluções

Não menos importante, o candidato deve conhecer os pontos fracos para que possa contorná-los através de resoluções. Por exemplo, você pode informar que tem um comportamento tímido durante  a sua rotina profissional. Porém, deseja realizar um curso de teatro para expandir a sua comunicação, visto que isso pode atrapalhar o seu processo de crescimento de carreira.

São diversos fatores que compõem a postura de um candidato 

Sendo assim, são diversos fatores que compõem a postura de um candidato durante a entrevista de emprego; já que o profissional de recrutamento e seleção analisará a maneira como você se comporta e a construção da sua narrativa; sendo que é importante que a sua linguagem (verbal e não-verbal) esteja alinhada ao seu objetivo.

A entrevista de emprego não é um julgamento pessoal

Ao se atentar a esses pontos você aumenta suas chances de sucesso e diminui o nervosismo inerente à uma situação de avaliação. Lembre-se de que a entrevista de emprego é uma maneira de explorar os pontos principais do seu currículo e não é um julgamento pessoal.

Adapte esses pontos e alcance seus objetivos profissionais

Por isso, quanto mais você conseguir se posicionar assertivamente, maiores são as suas chances de sucesso. Adapte esses pontos e alcance seus objetivos profissionais, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?