Entrevista de emprego: dicas para elevar a sua segurança durante o processo seletivo

Entrevista de emprego: confira algumas dicas para elevar a sua segurança durante o processo seletivo. Saiba mais!

Certamente o candidato precisa se direcionar numa entrevista de emprego por meio de suas ações, já que esta é uma oportunidade de mostrar suas competências durante o processo seletivo.

Entrevista de emprego: dicas para elevar a sua segurança durante o processo seletivo

No entanto, é comum que muitos candidatos com potencial de mercado, fiquem aquém do potencial e não consigam demonstrar suas habilidades de modo orgânico durante uma entrevista de emprego. Muitas vezes, por conta da ansiedade inerente a uma situação de avaliação. Porém, é necessário que, na condição de candidato, você tenha clareza de que a entrevista de emprego é apenas uma maneira de explorar os pontos atrativos do seu currículo, não se tratando de um julgamento pessoal.

Não fique aquém do seu potencial 

Por isso, quanto mais você se direcionar assertivamente, maiores são as chances de sucesso, já que o profissional de recrutamento e seleção poderá avaliar de uma maneira mais real e justa a sua compatibilidade com a vaga.

Atente-se a sua linguagem não verbal 

Esse direcionamento quanto ao seu comportamento pode ocorrer através de pequenas ações. Por exemplo, procure não cruzar seus braços e pernas, busque manter o contato visual com o seu entrevistador. Bem como, controle o seu tom de voz no decorrer de sua narrativa. 

Demonstre autoconhecimento profissional

Além disso, o autoconhecimento profissional é um ponto fundamental para o sucesso de um candidato em uma entrevista de emprego. Sendo assim, quanto mais você entender sobre a sua trajetória de modo analítico, melhores serão as chances de sucesso profissional.

Fale sobre os seus pontos fortes e seus pontos de melhoria

Sugerimos que você verifique em empregos anteriores quais foram as suas contribuições, de modo que você possa levar para a entrevista de emprego situações concretas que demonstrem suas competências e habilidades por meio de projetos, implementação e sugestões feitas por você.

Não menos importante, também é relevante para o candidato conhecer os seus pontos fracos. Pois, dessa forma, poderá obter clareza quando solicitarem que fale sobre seus defeitos.

Foque em soluções 

Entretanto, é importante que ao demonstrar um ponto fraco, você demonstre também uma solução. Dessa forma, você estará demonstrando uma flexibilização e autoconhecimento.

Por exemplo, você pode citar que se vê como uma pessoa tímida, mas pretende fazer um curso de teatro para expandir a sua comunicação. Certamente esse tipo de apontamento é positivo durante uma entrevista de emprego. Sendo assim, você eleva a sua segurança e suas chances de sucesso profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.