Entrevista de emprego: dicas para direcionar a sua carreira

Direcione a sua carreira de forma direta e indireta através da entrevista de emprego. Veja pontos importantes!

Dicas para o sucesso durante a entrevista de emprego 

Uma entrevista de emprego é uma situação que pode causar ansiedade por conta da avaliação. Já que muitas pessoas ficam nervosas quando sabem que estão sendo observadas.

Não fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho

 No entanto, é necessário que o candidato se atente a alguns pontos para que não fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho, demonstrando de forma implícita suas habilidades e competências durante o processo seletivo.

Sendo assim, veja algumas dicas que trouxemos para que você se direcione assertivamente na entrevista de emprego e aumente suas chances de sucesso.

Conheça a sua trajetória profissional

 Primeiramente, conheça a sua trajetória profissional. Pois, dessa forma, poderá direcionar seus pontos fortes e fracos e aumentar o foco em seus resultados de maneira orgânica.

Sendo assim, avalie em seu currículo todas as experiências e verifique o que pode ser explorado durante a entrevista de emprego, considerando todos os seus empregos anteriores.

 A cultura da empresa

Conhecer a cultura da empresa pode te ajudar no direcionamento assertivo de várias respostas durante o processo seletivo, bem como, é uma maneira de orientação implícita quanto a sua vestimenta. Isso porque uma empresa com uma cultura Startup requer uma vestimenta casual. Todavia, uma empresa com uma cultura tradicionalista provavelmente requer uma vestimenta formal.

Por isso, analise a missão, visão, valores e trajetória da organização para que você se prepare de diferentes maneiras, demonstrando seu  potencial durante a entrevista de emprego.

 A construção da sua narrativa

 Os pontos que citamos acima devem servir de base para que você construa a sua narrativa. Por isso, procure focar em resultados, bem como, respeite a ordem dos fatos.

Além disso, é muito importante que você não minta sobre conhecimentos específicos em determinadas áreas. Certamente essa análise fará diferença para que você demonstre autoconfiança durante a entrevista de emprego.

 Utilize o espaço para perguntas

É muito comum que o candidato se sinta envergonhado para perguntar algo, ou até mesmo intimidado. No entanto, utilize o espaço para perguntas que geralmente é dado para o candidato ao final de toda a entrevista de emprego.

Certamente, esse questionamento pode ser visto de uma forma positiva por demonstrar interesse, bem como, essa é uma forma de você avaliar a viabilidade da vaga para seus interesses pessoais, assim direcionando, ainda que seja de forma indireta, a sua carreira dentro do mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.