Entrevista de emprego: dicas para demonstrar suas habilidades e competências por meio de seu comportamento 

Entrevista de emprego: dicas para demonstrar suas habilidades e competências por meio de seu comportamento. Veja mais!

É importante que o candidato se direcione durante a entrevista de emprego para que consiga transmitir uma mensagem positiva por meio de seus gestos e de sua narrativa.

Entrevista de emprego: dicas para demonstrar suas habilidades e competências por meio de seu comportamento 

Infelizmente um bom profissional pode não ser um bom candidato, criando um ciclo de autossabotagem no que diz respeito à sua trajetória profissional. Entretanto, é possível atentar-se a esses pontos para que possa demonstrar suas habilidades e competências por meio de seu comportamento durante uma entrevista de emprego.

Linguagem corporal

O corpo fala e a linguagem corporal é um dos principais fatores analisados durante uma entrevista de emprego. Sendo assim, é necessário que o direcionamento ocorra através do destaque de seus pontos positivos e por meio de uma postura participativa.

Por isso, o candidato deve evitar cruzar os braços e gesticular excessivamente, por exemplo. Além disso,  durante a sua narrativa, o candidato deve falar de maneira clara e pausadamente; sem que fale de uma forma muito rápida para que não perca a ordem cronológica dos fatos, que deve ser inversa, tal como ocorre na construção do currículo.

Cultura da empresa

Além disso, também é relevante que você, na condição de candidato, entenda como funciona a cultura empresarial; já que através da cultura você pode se direcionar de uma maneira mais natural.

Por exemplo, uma cultura Startup permite uma formalidade que uma cultura tradicional não permite de forma alguma. Além de você conseguir se direcionar quanto ao seu comportamento, também é importante que você avalie a viabilidade da vaga no que diz respeito aos seus valores enquanto profissional. Visto que a análise sobre a compatibilidade da contratação deve ser feita pela empresa e também pelo candidato.

Pontos fortes e pontos fracos

Conhecer a sua carreira de maneira aprofundada é relevante por diversas vertentes, já que é uma maneira de você responder assertivamente às questões feitas durante a entrevista de emprego; bem como é uma forma de aumentar a sua autoconfiança.

Sendo assim, analise em seu próprio currículo quais foram as situações que podem ser citadas, reforçando os seus pontos fortes, como a sua proatividade e facilidade para trabalhar em equipe, por exemplo.

Além disso, obter clareza sobre seus pontos fracos também é relevante. Por isso, busque informações sobre o que você acredita que pode ser melhorado, porém, apresente uma solução. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa que possui dificuldade para falar em público, mas pretende fazer um curso de teatro. Dessa forma, você estará se direcionando assertivamente e elevando as suas chances de sucesso profissional. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.