Entrevista de Emprego – Dicas Assertivas

Dicas para o direcionamento do seu comportamento em uma entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego é uma situação que aumenta a ansiedade e causa nervosismo no candidato. No entanto, através de algumas atitudes é possível direcionar as suas ações e controlar a sua narrativa de forma que não fique aquém do seu potencial dentro do processo seletivo.

Por isso, trouxemos algumas dicas simples para que você possa adaptá-las e aumentar as chances de sucesso. Entretanto, considere fatores particulares para que você seja você mesmo e demonstre o seu melhor, sem que fique artificial em sua fala.

Evite atrasos 

Primeiramente, é importante que evite chegar atrasado, já que o atraso causa uma ansiedade, além da que você já possui por estar em uma situação de entrevista de emprego. 

Por isso, procure chegar alguns minutos antes do horário marcado para quem treina a sua respiração e consiga raciocinar melhor sobre suas possíveis respostas.

Cordialidade e contato visual 

 Seja cordial com todos os presentes, cumprimente-os e tenha um aperto de mão firme. Bem como, se dirija às pessoas, mantendo contato visual. Essa postura é importante para demonstrar confiança dentro do processo seletivo.

A construção de sua narrativa 

 Além disso, é importante que você construa a sua narrativa e esse é um dos pontos fundamentais de uma entrevista de emprego. 

Sendo assim, verifique em cada empresa pela qual você passou o que de fato aprendeu e qual é o ponto forte daquele aprendizado.

Aprendizado em cada experiência que consta em seu currículo

 Além disso, foque nas atividades principais de suas últimas experiências e quais foram seus melhores resultados. Dessa forma, poderá construir uma narrativa baseada em fatos e direcionar melhor suas respostas.

 Conheça o seu próprio currículo

 Obviamente você conhece os dados que estão inseridos em seu currículo, mas quando  pensamos em conhecimento de currículo, estamos nos referindo a um aprofundamento das informações de uma forma assertiva. 

Ou seja, analise o seu currículo como se você fosse uma outra pessoa que não tem mais informações, além desse documento. Verifique o que é possível ter de informação sobre você. Pois, o seu currículo será explorado durante a entrevista de emprego.

Metodologia Star pode ajudar na construção de informações durante o processo seletivo

Assim sendo, ao analisar os seus pontos principais, poderá direcionar suas respostas durante a entrevista de emprego. 

 A metodologia Star pode ajudar bastante nessa assertividade. Já falamos sobre essa metodologia, caso queira se aprofundar nesse assunto, basta clicar neste link. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.