Entrevista de emprego: dicas assertivas para o candidato

Uma entrevista de emprego requer um posicionamento assertivo, sendo assim, é preciso considerar alguns fatores. Saiba quais são!

Dicas para o candidato obter sucesso na entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego requer um posicionamento assertivo. Sendo assim, para obter sucesso na entrevista de emprego, é preciso considerar alguns fatores. 

Sabemos que o posicionamento do candidato durante a entrevista de emprego pode ser um ponto fundamental. Por isso, confira algumas dicas e aumente as suas chances de sucesso!

É importante que não fiquem aquém do seu potencial no processo seletivo

O posicionamento do candidato pode ser um gargalo no processo seletivo. Pois, é muito comum que um profissional de qualidade fique aquém do seu potencial durante uma entrevista de emprego, muitas vezes, por conta de sua postura. 

No entanto, ao se atentar a alguns pontos, pode ser possível que se posicione assertivamente e consiga demonstrar suas competências e habilidades de maneira natural, aumentando suas chances de sucesso.

A sua postura corporal pode ser um diferencial 

 A sua postura corporal é um ponto relevante para observar durante uma entrevista de emprego. Sendo assim, evite cruzar braços e pernas, bem como, mantenha contato visual com o seu entrevistador e tenha um firme aperto de mão.

Além disso, uma postura corporal assertiva pode direcionar suas respostas, bem como, é uma maneira de diminuir a ansiedade natural em uma situação de avaliação. Por isso, esse ponto é fundamental para o candidato trabalhar em sua personalidade.

Sendo assim, veja alguns pontos relevantes quanto a parte física da composição da sua postura:

  • Evite cruzar braços e pernas;
  • Bem como, evite gesticular excessivamente;
  • Evite colocar objetos em seu colo como se estivesse se defendendo;
  • Faça o devido controle do seu tom de voz;
  • Mantenha contato visual com o seu entrevistador;
  • Tenha um firme aperto de mão;
  • Coloque o seu foco nas respostas;
  • Tenha cuidado para não interromper o selecionador.
 Atente-se a construção da sua narrativa

A maneira como o candidato constrói a sua narrativa é outro ponto relevante. Por isso, verifique o seu currículo e analise quais são os pontos fortes e quais são os pontos que pedem por melhorias.

Dessa maneira, você pode entender esses pontos e se preparar de forma direta. Certamente essa análise te ajudará a se direcionar assertivamente durante o processo seletivo, além de te dar mais autoconfiança.

Utilize o espaço para perguntas

É fundamental que não saia da entrevista de emprego com dúvidas. Por isso, pergunte os detalhes sobre benefícios, horários e planejamento de carreira. Certamente, perguntar é uma maneira de demonstrar interesse naturalmente, bem como, é uma forma de avaliar a viabilidade da vaga para seus objetivos profissionais, já que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.