Entrevista de emprego: dicas assertivas e adaptáveis para o candidato

A carreira profissional começa na entrevista de emprego, por isso, essa é uma situação que exige direcionamento assertivo. Veja dicas relevantes!

Dicas de entrevista de emprego para o candidato

A carreira profissional começa na entrevista de emprego, por isso, essa é uma situação que pode causar estresse e ansiedade no candidato.

No entanto, é possível que você obtenha sucesso durante a entrevista de emprego através do correto direcionamento no que diz respeito ao seu comportamento durante o processo seletivo.

Primeiramente, atente-se a sua postura corporal. Esse é um ponto muito relevante para o candidato. Uma vez que a sua postura corporal transmite uma mensagem que é repassada ao entrevistador.

Postura assertiva

Assim sendo, é importante que se atente para que não se deixe dominar pelo nervosismo inerente à situação de avaliação, já que a mensagem transmitida pode ser contrária a sua intenção. Sendo assim, é necessário que o candidato se direcione assertivamente, por meio de uma postura aberta e participativa. 

Dessa forma, é importante que:

  •  Evite cruzar braços e pernas;
  •  Não gesticule excessivamente;
  •  Atente-se a construção da sua narrativa;
  •  Evite colocar objetos em seu colo;
  • Tenha cuidado para não interromper o entrevistador e ou demais candidatos;
  • Fale pausadamente e controle o seu tom de voz.

Por isso, em relação ao cumprimento, a orientação para o candidato é se atentar a intensidade do aperto de mãos, que deve ser equilibrado. Bem como, deve manter um contato visual com o seu entrevistador. Pois, a maneira como o candidato sustenta o olhar transmite credibilidade e confiança.

 Além disso, controle o seu tom de voz. Todavia, esse controle ocorre de forma natural quando se atenta plenamente ao que está sendo dito.

Além disso, analise a sua própria trajetória profissional e tenha clareza sobre seus pontos positivos e pontos de melhoria. Certamente essa análise será de grande valia para o seu direcionamento durante a entrevista de emprego.

A cultura da empresa é um ponto relevante

Conhecer a cultura da empresa para a qual você irá fazer a entrevista de emprego pode ser um ponto de apoio. Sendo assim, analise no site da organização a sua trajetória, missão, visão e valores.

Além disso, a cultura da empresa é uma orientação intangível quanto a sua vestimenta. Pois se a sua entrevista de emprego ocorrer em uma Startup, você poderá se vestir de maneira casual.

A maneira de se vestir

Todavia, uma empresa tradicionalista requer uma vestimenta formal. Sendo assim, esse é um ponto de atenção que pode fazer diferença dentro da sua postura na entrevista de emprego. Por isso, sempre consulte o site da organização para que se oriente de diferentes maneiras. Adapte estas dicas e direcione a sua carreira profissional, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.