Entrevista de emprego: dicas adaptáveis para o direcionamento do candidato

Confira algumas dicas adaptáveis para o direcionamento do candidato durante uma entrevista de emprego. Veja mais detalhes!

É possível que você direcione o seu comportamento durante a entrevista de emprego através de alguns pontos relevantes no que diz respeito à sua postura e a mensagem transmitida por meio de sua linguagem não verbal.

Entrevista de emprego: dicas adaptáveis para o direcionamento do candidato

Sendo assim, na condição de candidato, é importante que você procure chegar mais cedo ao local da entrevista de emprego, cumprimente todos os presentes e trabalhe a sua respiração.

Além disso, também é cabível que evite cruzar os braços, evite gesticular excessivamente e mantenha contato visual com o seu entrevistador. Certamente, essas dicas são adaptáveis, porém, é pertinente que o candidato se atente a esses fatores relevantes para direcionar o seu comportamento durante a entrevista de emprego.

Obtenha clareza sobre sua própria trajetória profissional

Na condição de candidato,  também é importante que você obtenha clareza sobre sua própria trajetória profissional. Por isso, analise de maneira aprofundada o seu currículo, de modo que possa levar situações concretas para a entrevista de emprego.

Reforce seus pontos positivos 

Uma vez que, ao obter situações concretas que possam ser elaboradas, você reforça os seus pontos fortes. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações que reforcem a sua proatividade, senso de urgência, trabalho em equipe, alcance de metas etc.

Apresente resoluções para seus pontos fracos

Não menos importante, também é relevante que você fale sobre os seus pontos fracos. Porém, também você deve levar situações que demonstrem que você busca soluções. Sendo assim, você pode se colocar como uma pessoa que possui dificuldade para falar em público, porém, deseja realizar um curso voltado para a sua comunicação, por exemplo.

Analise a cultura da empresa e direcione suas respostas

Ademais, outro ponto bastante importante para o direcionamento assertivo de um candidato durante a entrevista de emprego é a análise cultural da organização. Analise o site da empresa e conheça a sua missão, visão e valores. Dessa forma, você poderá amparar  diversas respostas e se comportar de acordo com a cultura empresarial.

Cultura Startup ou empresa tradicional?

Visto que uma Startup requer uma postura completamente diferente de uma empresa tradicional. Além disso, essa análise permite que você avalie a viabilidade da contratação, já que é importante que essa análise seja feita por todos os envolvidos no processo de recrutamento e seleção. Portanto, são muitos os fatores que envolvem o direcionamento do candidato. No entanto, é fundamental que se direcione para não ficar aquém do seu potencial no mercado de trabalho. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.