Entrevista de emprego: dicas adaptáveis para evitar a autossabotagem profissional

Confira algumas dicas adaptáveis para evitar a autossabotagem profissional durante a entrevista de emprego. Saiba mais!

O processo de recrutamento e seleção requer direcionamento por parte do candidato para que ele não fique aquém do seu potencial competitivo dentro do mercado de trabalho por meio da sua postura durante uma entrevista de emprego. 

Entrevista de emprego: dicas adaptáveis para evitar a autossabotagem profissional

É comum que profissionais com grande expertise fiquem aquém do seu potencial em uma entrevista de emprego. Visto que muitas pessoas se sentem pressionadas diante de uma situação de avaliação e acabam não conseguindo demonstrar – minimamente – suas competências e habilidades.

Entretanto, uma entrevista de emprego ocorre exatamente para que a empresa possa conhecer melhor os pontos destacáveis do seu currículo. 

Demonstre suas capacidades e competências 

Por isso, quando você não demonstra suas capacidades e não consegue falar sobre sua vida profissional, alimenta um comportamento autossabotador. Sendo assim, é importante que tenha ciência sobre a sua postura e a sua construção de narrativa para que possa melhor se posicionar e minimizar o nervosismo inerente à uma situação de avaliação.

A sua postura é composta por diversos fatores 

É importante não cruzar braços e pernas; não gesticule excessivamente; fale pausadamente. Se for possível, não deixe objetos no seu colo. Além disso, manter contato visual com o seu entrevistador pode ser importante para uma melhor comunicação.

A construção da sua narrativa 

A construção da sua narrativa é outro ponto muito relevante para uma entrevista de emprego. Sendo assim, analise a sua própria trajetória profissional e extraia os pontos positivos, bem como, saiba quais são os seus pontos que requerem melhoria.

Certamente, levar situações concretas para uma entrevista de emprego é uma maneira natural de falar sobre suas habilidades, seus valores e competências.

Foque nas soluções

No entanto, ao levar situações que podem ser vistas como negativas, contorne-as através de resoluções. Por exemplo, você pode falar que se sente intimidado para falar em público, porém, deseja realizar um curso de teatro. Visto que você tem consciência da relevância de uma boa comunicação no mercado.

Tenha clareza sobre seus pontos fortes e fracos

Certamente, ao demonstrar clareza sobre os seus pontos que requerem melhoria, você eleva sua chance de sucesso profissional. Além disso, essas dicas são adaptáveis para a sua objetividade e realidade, bem como para a sua área de atuação.

No entanto, é importante que você tenha clareza sobre os pontos citados para que você evite a autossabotagem profissional, considerando os seus objetivos de carreira em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.