Entrevista de emprego: destaque o seu potencial profissional de forma orgânica 

Destaque o seu potencial profissional de forma orgânica durante a entrevista de emprego. Confira dicas para o candidato!

A entrevista de emprego é uma situação que pode direcionar a sua trajetória profissional em longo prazo, por isso, é importante que – na condição de candidato – direcione o seu comportamento e conheça de forma aprofundada o seu próprio currículo.

Entrevista de emprego: destaque o seu potencial profissional de forma orgânica 

Durante a entrevista de emprego é relevante que o candidato conheça os pontos atrativos do seu currículo, destacando-os de forma orgânica.

Destaque suas experiências profissionais

Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu diferencial profissional e direcione de forma sucinta seus pontos negativos.

Por exemplo, fale sobre sua facilidade para alcançar metas; poder de persuasão em vendas; capacidade analítica; gestão de pessoas; elaboração de treinamentos; condução de reuniões; elaboração de projetos motivacionais; construção do relacionamento entre a empresa e o cliente; dentre outros aspectos importantes para o direcionamento do seu perfil profissional.

Apresente soluções para seus pontos fracos

No que tange aos seus pontos fracos, é importante destacá-los  de forma objetiva. Sendo assim, ao falar sobre uma situação que requer uma melhoria, apresente uma solução. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, destaque que deseja estudar teatro.

Ou ainda, ao informar que precisa melhorar o seu conhecimento técnico, informe que já está realizando cotações com instituições de ensino. Dessa maneira, o candidato estará demonstrando autoconhecimento profissional; o que é de grande valia durante o processo de recrutamento e seleção.

Adote uma postura assertiva e direcionada

É importante que a sua postura acompanhe a sua narrativa. Sendo assim, não deixe seus braços cruzados; fale de maneira tranquila; não deixe bolsas no seu colo e mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção.

Trabalhe a sua respiração 

Evite gesticular excessivamente e chegue ao local da entrevista de emprego com alguns minutos de antecedência, já que dessa forma poderá trabalhar a sua respiração e minimizar a ansiedade durante a avaliação.

Faça perguntas relevantes e avalie os valores envolvidos

Além disso, é viável que faça perguntas pertinentes sobre a vaga no final do processo seletivo, considerando os valores envolvidos e seus objetivos profissionais.

Avalie a compatibilidade dos perfis e a viabilidade da vaga

Visto que a avaliação deve ser feita por todos os envolvidos no processo seletivo. Contudo, o candidato só se torna capaz de realizar essa avaliação quando adota uma postura positiva, não ficando aquém do seu potencial profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.