Entrevista de emprego: construa uma narrativa com foco e objetividade

A entrevista de emprego é uma situação de avaliação que requer direcionamento por parte do candidato. Confira dicas relevantes!

A entrevista de emprego é uma situação de avaliação que requer direcionamento por parte do candidato. Por isso, é necessário que, enquanto candidato, você construa uma narrativa com direcionamento, foco e objetividade.

Entrevista de emprego: construa uma narrativa com foco e objetividade

Além dos fatores relacionados ao seu comportamento, a sua narrativa faz parte da composição da sua postura durante a entrevista de emprego.

Tenha atenção plena aos seus gestos 

Por isso, na condição de candidato, você deve ter atenção plena aos seus gestos e ao ao seu tom de voz, de modo que possa falar sobre os resultados anteriores de modo orgânico.

Fale sobre qualidades e defeitos

De forma geral, durante uma entrevista de emprego é perguntado ao candidato questões sobre seus defeitos e qualidades. Por isso, é importante que você saiba falar sobre esses pontos de modo resolutivo.

Fale sobre resultados anteriores 

Sendo assim, você pode destacar seus resultados positivos, falando sobre projetos implementados; gestão de pessoas; capacidade analítica; senso de urgência; direcionamento de fluxos; condução de reuniões brainstorming; controles estratégicos; gerenciamento operacional; dentre outros aspectos que tenham sido correlatos aos seus empregos anteriores, considerando suas características e resultados.

Destaque aspectos que requerem melhorias através de situações concretas

Por outro lado, é importante que você equilibre as informações falando sobre aspectos que requerem melhorias. Por exemplo, é importante que você fale que se conceitua com uma pessoa tímida, porém, deve destacar que deseja estudar teatro. Dessa forma, estará se colocando positivamente e demonstrando autorresponsabilidade.

Fale sobre habilidades, características e conhecimentos

Além das questões comportamentais, é possível que você fale sobre questões técnicas de modo assertivo. Por exemplo, você pode informar que precisa melhorar seu grau de conhecimento em um sistema utilizado dentro da sua área de atuação; ao passo que é importante que você complemente a sua narrativa destacando que já está realizando cotações específicas.

Adote uma postura assertiva e positiva

O seu comportamento deve acompanhar uma narrativa assertiva. Por isso, evite uma postura negativa para que você não fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho. Não deixe braços cruzados; não gesticule excessivamente; tenha cuidado para não interromper os demais participantes e/ou o próprio entrevistador.

Adapte as dicas citadas e direcione sua trajetória profissional

Além disso, mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo o processo seletivo. Faça adaptações dos pontos citados e destaque o seu comportamento de modo resolutivo. Dessa forma, você estará direcionando a sua trajetória profissional e adotando uma postura positiva organicamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.