Entrevista de emprego: conduza a sua postura e narrativa de forma orgânica 

A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato direcione a sua carreira profissional assertivamente. Confira dicas!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato direcione a sua carreira profissional assertivamente. Sendo assim, é necessário aproveitar essa oportunidade para direcionar a sua postura de um modo orgânico e construir uma narrativa objetiva.

Entrevista de emprego: conduza a sua postura e narrativa de forma orgânica 

O nervosismo do candidato durante a entrevista de emprego é um fator inerente à uma situação de avaliação, portanto, é considerado pelo profissional de recrutamento e seleção quando da sua avaliação. Todavia, quando o candidato se deixa dominar pelo nervosismo, ele pode adotar uma postura negativa, ficando aquém do seu potencial dentro do mercado.

Fale sobre suas qualidades e defeitos de forma objetiva e resolutiva 

Por isso, é importante que o candidato analise o seu próprio currículo para que possa falar sobre suas experiências de maneira técnica e comportamental. É importante para o candidato que saiba falar sobre seus defeitos e qualidades.

Sendo assim, é necessário que saiba falar sobre situações concretas que reforcem os seus valores profissionais; ao passo que também o candidato deve falar sobre apontamentos negativos de modo sucinto e resolutivo.

Destaque suas experiências 

Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações que reforcem a sua capacidade analítica; senso de urgência; facilidade para construir o relacionamento entre a empresa e o cliente; gestão de projetos; direcionamento de fluxos internos; condução de reunião brainstorming; inovação; criatividade; proatividade; dentre outros aspectos.

Apresente soluções

Por outro lado, é importante que o candidato fale sobre uma característica comportamental ou técnica de sua personalidade profissional de modo que aponte uma solução. Assim sendo, ao falar que se conceitua como uma pessoa tímida, é de importância destacar que deseja estudar teatro.

Ou ainda, ao apontar que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em algum sistema específico, é relevante que o candidato informe que já está realizando cotações com instituições específicas.

Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento profissional e autorresponsabilidade; o que faz parte da análise feita de maneira direta e indireta durante o processo seletivo.

Direcione o seu comportamento de forma participativa

O seu comportamento também deve ser direcionado para que adote uma postura ativa e participativa. Sendo assim, tenha atenção plena às suas ações, gestos e fala. Não cruze braços e pernas, tenha cuidado para não interromper a gestão do processo e mantenha contato visual com o condutor da entrevista. Dessa forma, você estará demonstrando assertividade e objetividade através de sua narrativa e de seu comportamento. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.