Entrevista de emprego: assertividade, objetividade e direcionamento

A entrevista de emprego deve ser uma situação de apresentação da carreira profissional do candidato. Confira dicas relevantes!

A entrevista de emprego deve ser uma situação de apresentação da carreira profissional do candidato. No entanto, quando o candidato se deixa dominar pelo nervosismo ele fica aquém do seu potencial ao não conseguir direcionar sua vivência profissional até o momento.

Entrevista de emprego: assertividade, objetividade e direcionamento

O profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com o nervosismo do candidato. Entretanto, quando o candidato não consegue se colocar positivamente, não há como relevar o nervosismo, já que não é possível que a avaliação seja feita de modo genuíno.

Sendo assim, na condição de candidato, é relevante que você destaque o seu potencial profissional de modo orgânico, considerando a sua trajetória através da análise do seu próprio currículo.

Fale sobre suas vivências anteriores de modo orgânico

Leve para a entrevista de emprego situações vivenciadas por você que demonstre seus pontos fortes de maneira orgânica. Sendo assim, fale sobre sua gestão de tempo, de pessoas e de processos; bem como, direcione a sua capacidade analítica; fale sobre a sua criatividade; senso de urgência; compromisso com metas; criatividade; facilidade para construir o relacionamento entre a marca e o cliente, dentre outros aspectos.

Direcione seus defeitos de forma objetiva e sucinta

Além disso, é importante para o candidato que fale sobre seus pontos fracos. Por isso, é relevante que direcione os seus defeitos de maneira resolutiva.

Por exemplo, você pode informar que precisa melhorar o seu nível de conhecimento sobre um determinado sistema, porém, deve também completar a informação destacando que está realizando cotações específicas para que esse conhecimento seja adquirido.

Evite uma postura tímida e fechada

O seu comportamento deve corroborar a sua narrativa. Por isso, é aconselhável que o candidato não adote uma postura evitativa e fechada.

Sendo assim, mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo o processo de recrutamento e seleção; controle o seu tom de voz; não deixe objetos no seu colo; fale de maneira calma e tranquila.

Trabalhe a sua respiração e tenha assertividade nas suas respostas

Caso seja possível, chegue ao local da entrevista de emprego com alguns minutos de antecedência e trabalhe sua respiração. Certamente, esse detalhe é de grande valia para que você consiga melhorar o seu raciocínio e direcione a sua narrativa de forma assertiva. 

Portanto, adapte os pontos citados ao seu comportamento e direcione a sua trajetória profissional no mercado de trabalho atual, considerando a necessidade do mercado por profissionais resilientes, dinâmicos e objetivos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.