Currículo: o direcionamento das informações e a organização do documento

O direcionamento das informações e a organização do documento tornam o seu currículo um documento atrativo e organizado. Veja dicas!

O currículo profissional é um documento que deve ser elaborado de maneira direcionada, por isso, é importante que você desenvolva o seu currículo de maneira objetiva e organizada.

Currículo: o direcionamento das informações e a organização do documento

O currículo é mais do que um documento que resume as suas experiências e conhecimentos, ele é um direcionamento de sua carreira; já que é uma maneira de atrair o profissional de recrutamento e seleção, de modo que você seja convidado para uma entrevista de emprego que faça sentido para seus objetivos em longo prazo.

Qual é o seu objetivo?

É importante que você, na condição de candidato, tenha clareza sobre qual é o seu objetivo profissional. Sendo assim, você pode informar o seu cargo, área de atuação e hierarquia. Por exemplo: gerente de finanças; analista de marketing digital; assistente de vendas; auxiliar de projetos etc.

Informações pessoais

Os seus dados pessoais precisam ser inseridos no início do documento e de maneira objetiva. Sendo assim, não coloque vários telefones para contato e não informe dados referentes aos seus documentos pessoais. Você deve informar a sua trajetória profissional de maneira sucinta, haja vista que o currículo será melhor explorado durante a entrevista de emprego.

Destaque suas experiências profissionais de forma sucinta

Sendo assim, é relevante que você faça apontamentos sobre suas atividades exercidas em seus empregos anteriores. Dessa forma, você estará direcionando a trajetória profissional e tornando o documento atrativo e sucinto. Ademais, informe também o nome das empresas pelas quais você passou e o período trabalhado em cada uma delas.

Formação acadêmica e cursos em andamento

Você deve ter clareza também sobre sua escolaridade, por isso, informe cursos dos quais você possua certificados e seja claro quanto às informações sobre cursos em andamento, como a modalidade do ensino e a previsão da finalização do curso, por exemplo.

A relevância do Linkedin no mercado de trabalho atual

Certamente, no mercado de trabalho atual, o perfil do candidato no Linkedin é de grande relevância. Por isso, é aconselhável que o candidato mantenha o seu LinkedIn atualizado, de modo que possa direcionar o seu documento profissional e elevar suas chances de sucesso profissional.

Adapte os pontos citados

Sendo assim, é relevante que você faça as adaptações dos pontos citados. Porém, tenha estes pontos como uma base importante para que você construa um currículo atrativo e sucinto, considerando a organização do documento e a sua fácil visualização, já que são fatores analisados no mercado de trabalho atual. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.