Entrevista de emprego: adote uma postura positiva e orgânica

Adote uma postura positiva e orgânica durante a entrevista de emprego. Confira dicas adaptáveis e relevantes para o candidato!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato apresente os seus pontos fortes, colocando-os de forma orgânica durante o processo seletivo.

Entrevista de emprego: adote uma postura positiva e orgânica

No entanto, é muito importante que o candidato não se deixe dominar pela ansiedade da situação de avaliação. Haja vista que através desse domínio pode ocorrer de o candidato adotar uma postura de autossabotagem profissional de forma indireta.

Explore o seu currículo 

O conceito da entrevista de emprego como uma apresentação pessoal é de grande valia para que o candidato minimize o nervosismo da situação. Por isso, é importante considerar a entrevista de emprego como uma maneira de explorar positivamente o seu currículo.

Experiências profissionais

Leve para a entrevista de emprego as situações que corroboram com os seus valores profissionais, considerando situações, atitudes e ações vivenciadas e feitas por você em seus empregos anteriores.

Exemplifique sua proatividade; gestão de pessoas; facilidade para se relacionar com a equipe; alcance de metas; comprometimento com os processos; facilidade analítica; inovação; criatividade; resiliência; poder de persuasão e outros aspectos que sejam relacionados ao seu real perfil profissional.

Defeitos e qualidades

O equilíbrio é primordial nas informações, por isso, fale sobre seus defeitos de maneira sucinta e objetiva. Por exemplo, você pode informar que possui dificuldades para falar em público. Porém, você está em vias de realizar um curso de teatro, objetivando expandir a sua comunicação. O seu comportamento precisa corroborar sua narrativa. Por isso, é importante que você adote uma postura participativa e positiva durante o processo seletivo.

Postura participativa

Fale sobre as situações concretas e evite manter os braços cruzados; mantenha contato visual com o profissional que estiver lhe entrevistando; fale de maneira calma e tranquila; não deixe bolsas ou mochilas no seu colo; procure chegar mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego; dentre outros aspectos que sejam pertinentes à uma postura positiva e orgânica.

Cultura e alinhamento de valores

Certamente, o conhecimento do candidato sobre a empresa pode ser de grande valia por diversos aspectos. Por isso, é aconselhável que visite o site da empresa e verifique qual é a sua missão, visão e valores.

Dessa forma, você estará melhor preparado para responder aos questionamentos; ao passo que também é uma forma de avaliar a viabilidade da contratação. Uma vez que é necessário que os valores e objetivos de ambas as partes estejam alinhados, considerando que esse processo deve ser viável para todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.