Entrevista de emprego: a postura assertiva pode ser um diferencial

Entrevista de emprego: a postura assertiva pode ser um diferencial para o candidato. Confira dicas relevantes e adaptáveis!

Uma entrevista de emprego requer uma postura positiva por parte do candidato, para que se torne uma oportunidade de alcançar seus objetivos profissionais. 

Entrevista de emprego: a postura assertiva pode ser um diferencial

É muito importante que o candidato se prepare para uma entrevista de emprego. No entanto, esse preparo se dá através do direcionamento pessoal, visto que é possível que o candidato demonstre a sua capacidade para ocupar a vaga em questão de forma natural durante o processo seletivo.

Para isso é de extrema relevância que o candidato se direcione durante a entrevista de emprego de maneira orgânica, demonstrando assertividade em sua postura, narrativa e objetividade.

Pontos referentes à sua postura corporal

O candidato deve se antecipar por meio de preparação e foco, e não elevando o seu nível de ansiedade, inerente a uma situação de avaliação.

Para isso é fundamental que entenda que a sua postura é uma composição de gestos, falas e direcionamento do seu comportamento de forma ampla. Visto que muitos fatores compõem uma postura assertiva. Sendo assim, confira alguns fatores importantes:

  • Evite cruzar braços e pernas;
  •  Evite gesticular excessivamente;
  • Mantenha o seu foco nas perguntas;
  •  Mantenha contato visual com o seu entrevistador de forma natural;

Além disso, caso participe de uma entrevista de emprego em grupo, não interrompa os demais candidatos, bem como não interrompa o entrevistador.

Não prolongue a sua narrativa, ela deve ser sucinta e direcionada. Bem como, é de extrema importância que respeite a ordem cronológica dos fatos referentes a sua trajetória profissional. Por fim, conheça seus pontos positivos e os pontos negativos, dentre outros fatores inerentes à uma situação de avaliação.

A postura do candidato é multifatorial

Conforme visto, são muitos os fatores que amparam a composição de sua postura durante a entrevista de emprego, ao passo que  muitos desses fatores são intangíveis e exigem maior atenção por parte do candidato.

Pontos fortes e pontos de melhoria

É importante que o candidato conheça os pontos fortes de sua trajetória profissional para que possa levar para entrevista de emprego resultados relevantes, como: projetos, reuniões, implementações, sugestões e melhorias feitas por você em seus empregos anteriores, ainda que tais resultados sejam oriundos de ações indiretas.

Além disso, é importante também que conheça seus pontos de melhoria, chamado de ponto fraco durante o processo seletivo, porém, procure sempre apresentar uma solução. Por exemplo, ao se colocar como tímido, relate interesse em fazer um curso de teatro. Ou seja, demonstre autoconhecimento profissional de forma orgânica. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.