Entrevista de emprego: a instabilidade do mercado atual e a postura assertiva do candidato

A entrevista de emprego é uma oportunidade de direcionamento relevante para o candidato na era digital. Confira dicas adaptáveis!

A entrevista de emprego é uma oportunidade de direcionamento relevante para o candidato na era digital, considerando a instabilidade do mercado e seu impacto direto na empregabilidade e no fluxo das empresas.

Entrevista de emprego: a instabilidade do mercado atual e a postura assertiva do candidato

O candidato precisa conceituar a entrevista de emprego como uma maneira de apresentar os pontos relevantes de sua carreira profissional; já que a entrevista de emprego é uma exploração positiva do seu currículo. Pois, ao conceituar a entrevista de emprego como uma maneira de julgamento pessoal, o candidato tende a se deixar dominar pelo nervosismo. 

Adote uma postura positiva 

Adotar uma postura positiva pode direcionar o candidato em diversos aspectos. Haja vista que uma postura positiva pode contribuir para que o candidato não alimente um comportamento autossabotador; o que ocorre – geralmente – por conta da ansiedade elevada.

Sendo assim, é relevante que cumprimente a todos os presentes; mantenha contato visual com seu entrevistador; não mantenha seus braços cruzados; evite gestos excessivos; controle o seu tom de voz e construa uma narrativa que seja coerente com os pontos apresentados no seu currículo.

Leve para a entrevista de emprego situações concretas

Levar para a entrevista de emprego situações concretas pode ser de grande valia para que o candidato consiga se colocar como autoconfiante de forma positiva e natural.

Qualidades e defeitos

Sendo assim, fale sobre situações que corroborem seus valores profissionais, considerando sua passagem por empregos anteriores. Da mesma forma, você deve falar sobre seus defeitos de maneira resolutiva. Por exemplo, na condição de candidato, é possível falar  que acredita que a sua timidez pode ter te atrapalhado em algum momento profissional.

Leve soluções para seus pontos fracos

Porém, você deve informar que está trabalhando esse fator por meio de psicoterapia ou através de um curso de teatro, por exemplo. O mais importante é que o candidato demonstre autoconhecimento profissional e autorresponsabilidade para com suas próprias atitudes.

Faça as devidas adaptações dos pontos citados

Sendo assim, é importante que faça as devidas adaptações dos pontos citados, porém, evite adotar uma postura negativa e fechada para que você não fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho.

Coerência e assertividade na postura do candidato

Visto que o diferencial competitivo de um profissional na era digital pode ser a coerência, a assertividade e sua disponibilidade para lidar com fatores não controláveis. Sendo assim, é relevante que o candidato não esconda seu potencial para que a avaliação feita pela empresa seja justa e genuína.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.