Entrevista de emprego: a construção da sua narrativa e outras dicas

Para que aumente suas chances de sucesso na entrevista de emprego é importante que se atente à construção da sua narrativa. Veja dicas!

A construção da sua narrativa é fundamental na entrevista de emprego 

A sua narrativa deve ser construída de maneira direcionada, respeitando a ordem dos fatos. Por isso, é importante que você analise suas experiências anteriores.

Certamente esse autoconhecimento fará diferença no seu resultado durante a entrevista de emprego. Assim sendo, você poderá direcionar suas habilidades e competências de forma orgânica.

A sua postura corporal

A sua postura é composta por diversos fatores, sendo assim, veja alguns pontos relevantes:

  • Evite cruzar braços e pernas;
  • Bem como, evite gesticular excessivamente;
  • Evite colocar objetos em seu colo como se estivesse se defendendo;
  • Faça o devido controle do seu tom de voz;
  • Mantenha contato visual com o seu entrevistador;
  • Tenha um firme aperto de mão;
  • Coloque o seu foco nas respostas;
  • Tenha cuidado para não interromper o selecionador.

Analise de forma aprofundada as suas experiências profissionais

Procure conhecer a sua carreira, isso significa que você deve analisar de forma aprofundada as suas experiências profissionais para que tenha clareza sobre quais são os seus pontos positivos e seus pontos de melhoria.

O seu direcionamento é um ponto de apoio para a sua carreira 

O seu direcionamento durante a entrevista de emprego pode ser um diferencial para a sua carreira. Por isso, construir a sua  narrativa é fundamental para que você possa alcançar vagas que sejam correlatas ao seu interesse.

Não fique aquém do seu potencial profissional

Para elevar as chances de sucesso profissional é importante que não fique aquém do seu potencial profissional. Para isso, tenha uma postura positiva durante o processo seletivo.

A cultura da empresa e a avaliação de compatibilidade de valores

 Conhecer a cultura da empresa é um ponto muito importante durante um processo seletivo. Assim sendo, é necessário que você avalie os valores da empresa na qual você irá fazer a entrevista de emprego. Bem como, conhecer a missão, visão, valores e trajetória da organização pode te ajudar na maneira de se vestir.

Startup ou empresa tradicional?

Caso a sua entrevista de emprego ocorra em uma empresa Startup, você deve optar por uma vestimenta casual. No entanto, uma empresa tradicionalista requer uma vestimenta formal. 

São diversos fatores que complementam a sua base para que se direcione assertivamente

Por isso, a análise da cultura da empresa pode te ajudar por diversas vertentes. Sendo assim, são diversos fatores que complementam a sua base para que se direcione assertivamente durante a entrevista de emprego e alcance seus objetivos de carreira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.