Entrevista de emprego: a assertividade na postura do candidato

A entrevista de emprego deve ser conceituada como uma oportunidade para o direcionamento de sua carreira profissional. Veja dicas!

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade para o direcionamento de sua carreira profissional. Por isso, é importante que o profissional que busca por uma colocação no mercado, estude o seu próprio currículo para direcionar a sua trajetória.

Entrevista de emprego: a assertividade na postura do candidato

O conceito da entrevista de emprego como uma forma de julgamento pode ser extremamente prejudicial para o candidato. Por isso, é importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma exploração positiva do seu currículo.

Destaque situações concretas vivenciadas em seus empregos anteriores, considerando os principais pontos do seu currículo. Dessa forma, estará se colocando positivamente de maneira orgânica.

Experiência profissional

Fale sobre a sua proatividade; facilidade para lidar com metas; gestão de pessoas; acompanhamento de projetos; capacidade analítica; proatividade; senso de urgência; facilidade para construir um relacionamento com o cliente; gerenciamento de equipes; dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional.

Direcione seus pontos fracos

No que tange aos seus pontos negativos, é relevante direcioná-los de maneira objetiva e sucinta. Por exemplo, é possível se colocar como uma pessoa tímida, contudo, é relevante que informe o seu desejo de estudar teatro ou de realizar qualquer outro curso voltado para a melhoria de sua oratória.

Adote uma postura participativa

O seu comportamento deve corroborar a sua narrativa. É relevante que adote uma postura assertiva e participativa de maneira natural. Sendo assim, não deixe seus braços cruzados; fale de maneira tranquila; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção.

Caso seja possível, não deixe bolsas no seu colo e procure chegar mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego, de modo que possa trabalhar a sua respiração e se familiarizar com o ambiente.

Entrevista de emprego coletiva

Além disso, caso participe de uma entrevista de emprego feita em grupo, tenha cuidado para não interromper os demais participantes ou o próprio entrevistador. Além disso, atente-se para não se destacar negativamente ao elevar o seu tom de voz ou ao prolongar suas respostas.

Lembre-se que nem todo destaque ocorrido durante uma entrevista de emprego coletiva é positivo. Sendo assim, mantenha o foco na sua resposta e trajetória, buscando ser assertivo na sua narrativa.

Tire suas dúvidas

Faça uso do espaço cedido ao candidato para tirar dúvidas. Questione pontos relevantes sobre as atividades exercidas, os benefícios, a possibilidade de crescimento, dentre os fatores que sejam relevantes para a sua análise profissional. Lembre-se de que a análise da compatibilidade do perfil entre o candidato a empresa deve ser feita por ambas as partes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.