Entenda o que foi a Conferência de Munique

A Conferência de Munique aconteceu em setembro de 1938, para assinatura de um tratado entre os líderes das principais potências do velho continente, Alemanha, Itália, Reino Unido e França. 

A assinatura do Acordo de Munique por meio da conferência promovida pelos nazistas, na cidade de Munique, envolvia as quatro potências e consequências significativas. 

Para entender melhor sobre a Conferência de Munique, acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto na preparação para o Enem e demais vestibulares.

Contexto histórico da Conferência de Munique

No final da década de 30, mais de três milhões de alemães viviam no Estado da Tchecoslováquia. Por isso, a Conferência de Munique tinha como objetivo discutir o futuro desse país.

A Conferência de Munique selou um acordo entre a Alemanha e as outras potências européias, sobre a política de pacificação por meio da concessão do território checoslovaco aos nazistas. 

Todavia, para os checoslovacos a Conferência de Munique, ficou conhecida como a “Sentença de Munique” ou simplesmente “Traição de Munique”. 

A saber, mesmo os checos possuindo alianças estreitas com a França e os britânicos, nada acabou sendo feito e a Alemanha Nazista ocupou o território por meio do Acordo de Munique. 

Acordo de Munique

Por meio do Acordo de Munique a Tchecoslováquia dava aos alemães, os Sudetos populações que viviam na região da Boêmia. 

Estima-se que 3 milhões de pessoas faziam parte desse grupo, representando cerca de 36% da população boêmia. 

Além disso, antes da formação do Estado da Tchecoslováquia, os boêmios lutavam por sua autonomia, buscando a anexação dos povos germânicos da Áustria e da Alemanha em um só Estado. 

A luta fez com que surgisse o Partido Alemão dos Sudetos no ano de 1933, mesmo ano em que Adolf Hitler se tornou chanceler da Alemanha. 

A saber, os Sudetos contaram com o apoio de Hitler. No começo do movimento lutavam por autonomia, no entanto, posteriormente passaram a defender uma integração ao Terceiro Reich. 

Uma boa parte dos Sudetos compactuavam com o regime nazista, contudo, nem todos eram a favor. Por isso alguns Sudetos reivindicavam a não anexação. 

No entanto, com o Acordo de Munique assinado em 1938 os Sudetos e a Tchecoslováquia acabam controlados pela Alemanha. Todavia, Adolf Hitler garantiu às outras potências que não invadiria nenhum outro território.

O acordo foi celebrado pelas outras nações como uma espécie de tratado de paz. Entretanto, no ano seguinte as tropas alemãs invadem Praga. 

Por fim, a Conferência de Munique foi uma verdadeira traição dos nazistas, sem garantias de paz, fato que ficou comprovado ao longo da Segunda Guerra Mundial. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Conferência de Munique?

Não deixe de ler também – Segunda Guerra Mundial: 10 fatos que podem ser cobrados no ENEM.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.