Entenda o que é confucionismo
O confucionismo é uma doutrina fundamentada no sistema filosófico do chinês Confúcio (Kung-Fu-Tzu) em meados do século VI a.C.
Nessa época acabou sendo estabelecido e desenvolvido um sistema de moral, social, político, religioso e educacional, baseado em antigas tradições da China em conjunto com termos inovadores de racionalismo.
Por isso, quando considerada uma religião, pode-se dizer que o confucionismo é uma doutrina dogmática, sobretudo em sua reverência aos ancestrais.
Essa veia filosófica faz parte de um grupo de ensinamentos sobre ética social. Estabeleceu um acordo sobre ideologia política, assim como o ser humano teria inteligência para mudar meios e os fins de sua existência ao transformar as condições arbitrárias que surgem ao longo da vida.
O confucionismo poderá aparecer em provas de vestibulares e no Enem. Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro do artigo, veja!
Características do confucionismo
O confucionismo impactou a estrutura social da China e da Ásia como um todo. Afinal, está presente nos valores culturais orientais, como por exemplo:
- Disciplina;
- Ordem;
- Consciência política;
- Trabalho;
- Valorização do estudo;
- Entre outros.
Nesse ramo da filosofia, a família é base social em que todas as pessoas estão assentadas e da qual o sistema de governo é um aspecto mais amplo.
Os governantes não são apenas súditos, mas filhos obedientes que respeitam a autoridade política baseada no mandato do céu.
Vale dizer que a humanidade é a base central do confucionismo. Nela, se acredita que todas as pessoas são boas, sendo a educação o fator primordial que irá determinar a condição humana.
Portanto, como uma doutrina, o confucionismo irá combinar a natureza humana com teorias políticas e sociais.
Ademais, vale ressaltar que o confucionismo sofreu a concorrência de outras correntes como o Budismo e Taoísmo.
Entretanto, o confucionismo continuou como doutrina oficial da China por dezenas de séculos.
Kung-Fu-Tzu e o confucionismo
Confúcio, forma latina do nome chinês Kung Fu Tsé, foi um pensador que remodelou a sociedade chinesa com seus pensamentos e ensinamentos sobretudo éticos durante o século VI a.C.
De origem humilde, Kung Fu Tsé pode tornar-se um sábio e ganhou grande reputação como professor quando abriu sua primeira escola.
Mais tarde, conquistou cargos no governo, até chegar a Ministro do Estado de Lu, sua província natal, hoje província de Shan-tung.
Confúcio foi um contemporâneo de Buda (Budismo) e de Lao-Tsé (Taoísmo). Morreu aos 80 anos de idade, deixando mais de 3.000 discípulos formados.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o confucionismo?
Não deixe de ler também – Guerra Sino-Japonesa: conflito entre China e Japão.