Entenda como descobrir segmento certo de franquia para investir

Confira aqui tudo que precisa saber para descobrir qual seguimento de franquia se encaixa melhor para você.

O investimento em franquias aumenta significativamente a probabilidade de sucesso. Uma vez que este modelo antecipa a utilização de modelos e serviços já consagrados no mercado. Por isso que hoje, indicaremos como descobrir o segmento certo de franquia para investir.

Quando se fala em “descobrir o segmento certo”, além de analisar o seu perfil de empreendedor, é preciso identificar quais são os segmentos que estão crescendo no Brasil.

Assim, a ABF (Associação Brasileira de Franchising), divulga relatórios de desempenho trimestrais que podem ser usados para acompanhar o crescimento das redes de franquias em diferentes setores, o número de novos negócios formados em 2022 e a direção-geral do mercado, permitindo uma visão clara dos setores que estão se destacando.

Segmento certo de franquia para investir

A ABF indica os setores mais promissores para 2023, com base em diversos relatórios de tendências de consumo e mudanças de mercado. Esses setores se destacam, principalmente por apresentarem sinais de contínuo desenvolvimento e, assim, oferecerem retorno financeiro aos investidores.

Ao investir em uma franquia, é preciso ter uma compreensão completa de seus direitos e responsabilidades, bem como de sua relação com o franqueador. Este é o primeiro passo para uma parceria duradoura, sendo importante que ambas as partes tenham expectativas semelhantes.

Afinal, uma parceria de longo prazo geralmente envolve esperanças, sonhos e, às vezes, todos os recursos financeiros de uma família. Assim, conheça os segmentos de mercado em crescimento apontados pela ABF:

segmento certo de franquia para investir- Reprodução Canva
segmento certo de franquia para investir- Reprodução Canva

Segmento de alimentação

Segundo o relatório de desempenho da ABF referente ao terceiro trimestre de 2022, a indústria de food service teve um aumento nos lucros entre 21% e 22%, para um total de 31%, enquanto o número de pontos de venda aumentou 9% no mesmo período.

A indústria apresentou o melhor desempenho quando comparamos a receita e o número de novos locais franqueados, e espera-se que mantenha seu papel de destaque na franchising e na economia nos próximos anos.

Setor de energia solar

Há um consenso generalizado de que precisamos aumentar o uso de fontes renováveis de energia, e o Brasil tem uma vantagem significativa nessa área graças à abundância de luz solar em suas terras.

Mas, o Brasil continua a anos ou mesmo décadas de usar a energia solar como fonte primária de energia, aumentando o mercado de vendas de projetos fotovoltaicos para clientes, com orçamentos variados e necessidades de energia nos setores residencial, comercial, industrial e agrícola.

Setor de saúde, beleza e bem-estar

Segundo o relatório de pesquisa de desempenho da ABF para o terceiro trimestre de 2022, a indústria de franquias de saúde, beleza e bem-estar foi a segunda mais destacada na indústria de franquias.

Houve aumento das unidades franqueadas de 6,6% e aumento do faturamento de 27,8% entre 2020 e 2022. Números impressionantes levando em consideração a recessão economica.

Mas, existem investimentos em setores lentos para decolar, como os consultórios de psiquiatria e psicologia, e esperamos que isso mude nos próximos anos. A partir de 2023, iniciou-se um processo de formalização dos negócios do setor, que tem historicamente sido menos ativo na franchising do que outras indústrias como a psicologia.

Setor de serviços

Este mercado contém uma grande variedade de empresas, mas algumas se destacam, como particularmente representativas do setor todo. São as indústrias de:

  • limpeza comercial e residencial, onde há muitos clientes potenciais procurando terceirizar esses serviços; e
  • seguros de que tem todos os ingredientes certos para fazer um empreendimento comercial de sucesso. E mais instituições financeiras, incluindo bancos e seguradoras, estão investindo na transformação digital para simplificar suas operações e reduzir o risco de fraude.

Setor de tecnologia

As franquias de tecnologia são outro setor de serviços promissor. Com foco em trabalhar com pequenas e médias empresas que não têm recursos para contratar um consultor de marketing em tempo integral, acabam com o maior potencial de mercado.

A transformação digital apresenta inúmeras oportunidades de negócios, principalmente nos processos de automatizar e otimizar, fundamentais para o desenvolvimento de uma empresa. O setor de tecnologia apresenta negócios com futuro promissor neste setor, incluindo automação residencial e controle de acesso.

Se você, finalmente deu o salto para se tornar seu próprio patrão, pode querer dar investir em uma franquia. Afinal, o objetivo da franchising é ganhar dinheiro copiando modelos de negócios comprovados.

Assim, descobrir o segmento certo de franquia para investir, passa inicialmente na sua concepção pessoal, e no negócio que você mais se afina em atuar. Na sequência, é preciso escolher um segmento que esteja em crescimento no Brasil, para ter um pouco mais de garantia de que seu investimento seja mais seguro.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.