Entenda a diferença entre B2B e B2C

Saiba a diferença entre dois métodos de gerir uma empresa

Os modelos de comércio B2B (business-to-business), concentram-se no fornecimento de outros negócios. Enquanto, os modelos B2C visam consumidores individuais. Ou seja, o primeiro grupo representa as empresas que vendem para outras empresas. Em contraste, as empresas voltadas para o consumidor compõem a segunda categoria. Por isso que hoje, nós vamos apresentar todos os detalhes da diferença entre B2B e B2C.

Apesar da aparente simplicidade do tema, muitos mal-entendidos surgem devido à relativa complexidade dos procedimentos de vendas dos dois negócios. Por esse motivo, é crucial dominar as distinções entre vendas B2B e B2C, independentemente do modelo operacional do seu negócio.

O que exatamente significa B2B?

Business to business, em suma, o termo significa que são empresas que vendem para outras empresas. Em outras palavras, o objetivo das empresas que adotam o modelo de vendas B2B é impactar outros negócios. Além disso, também tem o intuito de fornecer serviços ou produtos que se transformam antes de chegar ao consumidor final.

Desse modo, não é difícil encontrar exemplos de serviços que utilizam esse modelo com sucesso. Aliás, alguns deles incluem escritórios de advocacia que oferecem seus serviços como consultores para outras empresas, fabricantes de componentes e empresas de tecnologia.

Benefícios e Desvantagens do B2B

A principal vantagem competitiva do B2B é a previsibilidade e a escala de suas vendas. Com isso, vemos que o ciclo de vendas, embora mais longo, é mais bem definido. Aliás, ainda inclui os relacionamentos com os clientes de médio e longo prazo são fortalecidos. O tamanho médio do ticket também é consideravelmente maior para transações B2B do que para B2C.

As desvantagens dessa abordagem decorrem das características únicas do mercado, como clientes mais exigentes e detalhistas (uma vez que acompanham seus gastos e investimentos). Assim como, inclui um processo de cotação mais demorado devido à complexidade do processo de vendas.

Operações B2B

Para fornecer exemplos mais concretos de vendas B2B, primeiro obteremos uma compreensão mais profunda dos setores em que essa prática é mais prevalente.

Nesse caso, a indústria vende para a indústria para facilitar a criação e distribuição de um novo produto ao usuário final.

Segunda venda: como o próprio termo indica, ocorre quando o fabricante ou distribuidor revende um item que comprou anteriormente.

O consumo ocorre quando as empresas vendem seus produtos para outras empresas, a fim de sustentar suas operações. Um excelente exemplo seria material de limpeza ou material de escritório.

O que exatamente significa B2C?

Considerando que, B2C, que significa empresa para consumidor, refere-se a empresas que comercializam seus produtos diretamente aos usuários finais. É a forma mais comum de troca. Por exemplo, inclui o supermercado e a maioria dos grandes negócios que esses clientes frequentam regularmente.

Mais e mais pessoas estão fazendo compras online, tornando as vendas B2C a norma. As compras online, que se enquadram nesse negócio, também são um fator significativo para o sucesso do modelo.

Benefícios e Desvantagens do B2C

Quando comparadas com outras empresas, as vendas para consumidores individuais são muito menos complicadas, assim como as emoções subjacentes que motivam uma compra. Afinal, o mercado e a gama de possibilidades disponíveis dentro dele são correspondentemente maiores.

Por outro lado, o modelo B2C proporciona menor ticket de venda, maior incerteza de venda e menor relacionamento com o cliente.

Operações B2C

O modelo B2C é mais simples de entender e pode ser visto em todas as interações de compra e venda com o consumidor final. É o caso, por exemplo, das seguintes situações:

  • Tudo o que você precisa, de roupas a eletrodomésticos e alimentos, você pode encontrar em um supermercado ou loja de departamentos;
  • Empresas de manufatura e atacadistas que vendem diretamente a clientes de varejo;
  • Empresas prestadoras de serviços de apresentações artísticas, como teatros, cinemas e casas de shows;
  • Agências de viagens e vendedores de pacotes de férias.

Fazendo a diferença entre B2B e B2C

Depois de aprender os meandros de cada modelo de negócios, fica mais claro que a principal distinção está no público-alvo de cada um.

Em suma, as empresas que se concentram nas vendas B2B vendem para outras empresas. Enquanto as que se concentram nas vendas B2C vendem diretamente aos consumidores.

Viu como é fácil entender a diferença entre B2B e B2C? Assim, esta é uma definição que você precisa tomar quando abre uma empresa, e para quem irá vender seus produtos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.