Ensino superior: Meta para matrículas só deve ser atingida em 2041, diz estudo

Análise foi feita com base no ritmo de crescimento das matrículas até 2018, considerando o Censo da Educação Superior e o crescimento da população

A meta para as matrículas no ensino superior, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), só deverá ser atingida só em 2041.

Ou seja, somente depois de 17 anos do projeto previsto. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes).

Para essa constatação, foi analisado o ritmo de crescimento das matrículas até 2018. considerando o Censo da Educação Superior e dados do IBGE sobre o crescimento da população.

Pandemia piora quadro

De acordo com Sólon Caldas, diretor-executivo da Abmes, a pandemia pode provocar efeitos ainda mais devastadores na educação superior daqui para a frente.

Isso se deve ao fato de ter ocorrido o aumento do desemprego, a redução da renda, as mudanças propostas na reforma tributária e em programas de acesso ao ensino superior.

Para Caldas, ocorrerá uma espécie de “apagão” na mão de obra qualificada em até cinco anos, levando em conta que esse é o período médio que dura uma graduação. Não havendo formação, não terão profissionais para atuar no mercado.

Lembrando que há muito mais brasileiros matriculados em instituições de ensino privadas do que nas públicas. São 73,7% inscrições nas faculdades particulares, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2019.

Entenda o ‘apagão’ do ensino superior

Pelo menos quatro fatores podem contribuir para a queda de matrículas no ensino superior e a formação de jovens, de acordo com Sólon Caldas, diretor-executivo da Abmes, entidade que realizou a pesquisa.

Vejam quais são eles:

Evasão e inadimplência

O aumento do desemprego e a redução de renda devem levar os matriculados a enfrentar dificuldades para arcar com as mensalidades. São fatores que tendem a diminuir o número de novos ingressos também.

Cortes no financiamento estudantil

Vale dizer que o governo federal propôs reduzir em 46% a oferta de financiamentos de mensalidades em universidades particulares, como é o caso do programa FIES, a partir de 2021.

Reforma tributária e aumento de impostos

texto prevê aumento de impostos para instituições de ensino superior privado, o que será repassado para as mensalidades

Prouni

MP 934 aprovada no Senado vincula o ingresso de alunos via Prouni à divulgação do resultado do Enem, o que impediria na prática a seleção do Prouni do primeiro semestre de 2021

“Levando em consideração o financiamento estudantil, as vagas do Prouni, o aumento da carga tributaria e, consequentemente, o aumento do valor da mensalidade, vai ser um prejuízo grande para o país. Vai ser um apagão de mão de obra nesses [próximos] cinco anos. Vamos deixar de ter milhares de alunos formados, que poderiam contribuir com desenvolvimento no pós-pandemia”, avalia Sólon Caldas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.