ENADE 2023: inscritos já podem preencher Questionário do Estudante

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, o acesso ao Questionário do Estudante referente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. 

Desse modo, os graduandos inscritos nessa edição do Enade já podem acessar o Sistema Enade para realizar o preenchimento do formulário on-line.

O Questionário do Estudante é etapa obrigatória da participação no exame. Portanto, todos os inscritos no Enade 2023 terão de preencher obrigatoriamente esse questionário até o dia 25 de novembro. É de responsabilidade dos coordenadores orientar os graduandos quanto ao procedimento. 

De acordo com o Inep, o objetivo da ferramenta é levantar informações para caracterizar o perfil dos estudantes, bem como o contexto de seus processos formativos. 

Os inscritos poderão consultar o local de prova do Enade 2023 somente após o preenchimento do Questionário do Estudante. A aplicação acontece no Distrito Federal e em todos os estados brasileiros.

A falta de preenchimento do Questionário do Estudante, assim como a ausência no dia da prova, pode acarretar em situação de irregularidade, pois o exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Estudantes de instituições de educação superior participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2014. Imagem: Valter Campanato/ Agência Brasil
Estudantes de instituições de educação superior participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2014. Imagem: Valter Campanato/ Agência Brasil

Provas do Enade 2023

De acordo com o cronograma, o Inep aplicará as provas do Enade 2023 no dia 26 de novembro de 2023. O início da aplicação será às 13h30, com término às 17h30 (horário de Brasília).

Ainda conforme o cronograma, a abertura dos portões está marcada para as 12h. Já o fechamento dos portões será as 13h, impreterivelmente.  O exame seguirá o horário oficial de Brasília (DF). O tempo mínimo de permanência na sala será duas horas.

O edital do Enade 2023 estabelece que o exame será composto por 40 questões (discursivas e objetivas), sendo dividida em duas partes: formação geral e componente específico.

  • Formação geral: 10 questões (9 objetivas e 1 discursiva)
  • Componente Específico de cada Área de Avaliação: 30 questões (29 objetivas e 1 discursiva).

Atendimento especializado

O edital do Enade 2023 prevê atendimento especializado para os estudantes com essa demanda. O prazo para solicitar o atendimento especializado nas provas do Enade 2023 está aberto. Os participantes terão até 8 de setembro para fazer essa solicitação.

Para fazer a solicitação, é necessário comprovar o motivo pelo qual necessita de atendimento especializado, em conformidade com as regras estabelecidas no edital. 

Entre os recursos de acessibilidade disponíveis, podemos destacar, por exemplo, o cartão-resposta ampliado (fonte 18) para pessoas com deficiência visual que solicitarem o recurso.

Sobre o Enade

O Enade é um dos principais indicadores da qualidade do ensino superior no Brasil. Através dele o MEC  avaliar o desempenho acadêmico de alunos do ensino superior, obtendo dados a partir das provas realizadas pelos estudantes concluintes dos cursos do ciclo avaliativo em questão. 

De acordo com o edital do exame, nesta edição o MEC vai avaliar os seguintes cursos tecnólogos e de bacharelado:

  • I – Áreas relativas ao grau de Bacharel: Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação I; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; e Zootecnia.
  • II – Áreas relativas ao grau de Tecnólogo: Estética e Cosmética; Gestão Ambiental; Radiologia; Gestão Hospitalar; Segurança no Trabalho; e Agronegócio.

Resultado do Enade 2023

De acordo com o cronograma, a publicação dos gabaritos do Enade está prevista para o dia 8 de dezembro. Já a divulgação dos resultados está marcada para 10 de setembro de 2024.

Veja mais detalhes no edital do Enade.

Leia também Inep recebe pedidos de reaplicação das provas do ENCCEJA 2023 até sexta (1); saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.