ENADE 2023: termina HOJE (31) período de inscrição

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerra nesta segunda-feira, dia 31 de julho, o período de inscrição para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023.

A participação no Enade é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes dos cursos que compõem o ciclo avaliativo deste ano. 

É de responsabilidade dos coordenadores dos cursos inscrever os estudantes ingressantes e concluintes habilitados através do Sistema Enade. Na inscrição, a Instituição de Educação Superior (IES) deve informar os dados acadêmicos e o número do CPF do estudante, conforme cadastrado na Receita Federal. Também é responsabilidade da instituição informar ao estudante sobre a inscrição no exame.

Já o preenchimento do Questionário do Estudante, após a inscrição, é de responsabilidade do aluno. Os coordenadores devem orientar os graduandos quanto ao procedimento. 

Quem deve participar do Enade 2023?

Estudantes de mais de 20 cursos de graduação de instituições de ensino públicas e privadas das áreas específicas determinadas pelo Ministério da Educação (MEC) neste ciclo avaliativo deverão ser inscritos no Enade 2023.

A não inscrição, a falta de preenchimento do Questionário do Estudante ou a ausência no dia da prova podem acarretar em situação de irregularidade, já que o exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Conforme divulgado pelo Inep, o Enade 2023 avaliará os concluintes dos cursos de graduação participantes que tenham integralizado pelo menos 80% da carga horária do curso ou os que devem concluir o curso até julho de 2024.

Já os estudantes ingressantes nesses cursos deverão ser inscritos, mas ficarão dispensados da participação no Enade 2023, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo Inep.

Relação de cursos avaliados

De acordo com o edital do Enade 2023, nesta edição o MEC vai avaliar os seguintes cursos tecnólogos e de bacharelado:

  • I – Áreas relativas ao grau de Bacharel: Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação I; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; e Zootecnia.
  • II – Áreas relativas ao grau de Tecnólogo: Estética e Cosmética; Gestão Ambiental; Radiologia; Gestão Hospitalar; Segurança no Trabalho; e Agronegócio.
Estudantes de instituições de educação superior participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2014. Imagem: Valter Campanato/ Agência Brasil
Estudantes de instituições de educação superior participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2014. Imagem: Valter Campanato/ Agência Brasil

Enade 2023: Provas

De acordo com o cronograma, o Inep aplicará as provas do Enade 2023 no dia 26 de novembro de 2023. A aplicação acontecerá em todos os Estados do país e no Distrito Federal. Os inscritos poderão consultar o local de prova após o preenchimento do Questionário do Estudante.

O edital estabelece ainda que a abertura dos portões está marcada para as 12h. Já o fechamento dos portões será as 13h, impreterivelmente. O início da aplicação das provas está marcado para as 13h30, com término às 17h30. O exame seguirá o horário oficial de Brasília (DF). O tempo mínimo de permanência na sala será duas horas.

Ainda conforme indicado no edital, o exame será composto por 40 questões (discursivas e objetivas), sendo dividida em duas partes: formação geral e componente específico.

  • Formação geral: 10 questões, sendo uma discursiva e nove questões objetivas, envolvendo situações-problema e estudos de casos;
  • Componente Específico de cada Área de Avaliação: 30 questões, sendo uma discursiva e 29 questões objetivas.

Resultado

De acordo com o cronograma, a publicação do gabarito está prevista para o dia 8 de dezembro. Já a divulgação dos resultados está marcada para 10 de setembro de 2024. Conforme indicado no edital, os estudantes inscritos no Enade que não comparecerem no dia das provas ficarão impedidos de colar grau até regularizar a situação junto ao Inep.

Acesse o edital na íntegra para mais informações.

Leia também UFRGS encerra prazo para envio dos pedidos de isenção do Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.