Ensaio Geral de 1905: um resumo

O marco inicial da Revolução Russa

Ensaio Geral de 1905: aquilo que você precisa saber

O Ensaio Geral de 1905, também conhecido como Revolução de 1905, foi um evento que é considerado o marco inicial da Revolução Russa de 1917. 

O tópico é cobrado com grande frequência nas principais provas de história geral do país. Dessa forma, é fundamental que você domine as principais características do Ensaio Geral de 1905. 

Ensaio Geral de 1905: introdução

O Ensaio Geral de 1905 ocorreu, como o seu próprio nome indica, no ano de 1905, em um contexto muito conturbado e de grandes movimentações sociais. 

A Revolução de 1905 não conseguiu atingir nenhum objetivo específico. Porém, o evento foi de grande importância para o acontecimento da Revolução Russa, 12 anos depois. O Ensaio Geral foi considerado o marco inicial da Revolução Russa de 1917 pelo próprio Lênin.

Ensaio Geral de 1905: antecedentes históricos

O termo “Ensaio Geral” se refere a uma série de acontecimentos que ocorreram no ano de 1905 e que demonstraram a insatisfação popular na Rússia dessa época. 

Para compreender o que foi o Ensaio Geral de 1905, é fundamental que você compreenda os antecedentes históricos desse evento. Vamos conhecer, a seguir, alguns deles. 

Ensaio Geral de 1905: guerra russo-japonesa

A Guerra Russo-Japonesa foi um conflito que aconteceu entre os anos de 1904 e 1905, envolvendo a Rússia e o Japão. 

O embate foi motivado pelo desejo do império russo de expandir os seus domínios em direção aos territórios asiáticos. Porém, os japoneses tiveram a mesma ideia 

A guerra exigiu investimentos excessivos por parte do governo russo, agravando ainda mais a crise econômica existente. Ainda, a Rússia saiu perdedora do conflito, o que contribuiu para demonstrar as fragilidades do regime czarista, culminando na eclosão de uma série de protestos e greves por parte da população. 

Ensaio Geral de 1905: industrialização tardia

A Rússia havia passado, ao final do século XIX, por um período de industrialização tardia. Esse foi o responsável pela formação de um operariado urbano, que passou a trabalhar em indústrias das cidades. 

Porém, os operários trabalhavam em péssimas condições e eram recompensados com salários extremamente baixos. Ao mesmo tempo, a nobreza russa concentrava grande parte da renda do país. 

Assim, é nesse contexto que uma série de movimentos socialistas e sindicais surgem entre os operários, reivindicando uma série de demandas.

Ensaio Geral de 1905: o Domingo Sangrento

Em meio ao contexto turbulento, uma manifestação pacífica foi organizada. Os manifestantes haviam se encontrado na frente do Palácio de Inverno, na cidade de São Petersburgo, em janeiro de 1905. 

Porém, as tropas do czar utilizaram a violência para reprimir a manifestação. Muitas pessoas foram mortas e o desfecho do evento, que ficaria conhecido como “Domingo Sangrento”, faria com que ainda mais pessoas se voltassem contra o czar Nicolau II. 

Ensaio Geral de 1905: consequências

O Ensaio Geral de 1905 não conseguiu atingir objetivos concretos de maneira imediata. Porém, a série de eventos colaboraria para a eclosão da Revolução Russa de 1917.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.