Revolução Russa: vai cair no ENEM!

Revolução Russa: vai cair no ENEM!

Você sabe a importância desse tema de História Geral?

A Revolução Russa tem aparecido com frequência na prova do ENEM. E é por isso que o artigo de hoje vai trazer um resumo sobre as principais características que você precisa saber dentro desse tópico.

Revolução Russa: definição

Em 1917, a Rússia passou por dois levantes populares, um em fevereiro e outro em outubro. Esses dois acontecimentos são definidos como a Revolução Russa, que derrubou a monarquia do país e levou ao poder o Partido Bolchevique, com ideais socialistas.

O primeiro levante, em fevereiro, foi responsável por derrubar a monarquia de Czar Nicolau II, implementando no país um governo republicano de cunho liberal. Já no levante de outubro, o governo provisório foi derrubado e o Partido Bolchevique assumiu o poder, dando origem a União Soviética (URSS), o primeiro país socialista do mundo.

Revolução Russa: causas

A forte tensão social que existia no país, somado a fome que assolava os cidadãos e a retenção dos recursos financeiros pro parte de banqueiros e grandes empresários, transformaram a Rússia em um país marcado pela opressão, fome, desemprego e diminuição de salários.

Todos esses fatores fizeram a oposição ao monarca Czar Nicolau II crescer, mesmo com os riscos que existiam em se opor ao governo.

O maior partido de oposição na época era liderado por Plekhanov e Lenin, que viviam foram do país temendo represálias.

O Partido Social-Democrata, no entanto, se divergia sobre como chegar ao poder. Plekhanov liderava os mencheviques, que defendiam a revolução e a tomada de poder através de vias pacíficas; Lenin, por sua vez, liderava os bolcheviques, que defendiam a luta armada para a tomada do poder.

Revolução Russa: consequências

Após a renúncia de Nicolau II e a derrubada do governo provisório, Lenin sobre ao poder, dando início ao primeiro país socialista do mundo, a União Soviética. Dando maior poder ao povo e aos trabalhadores e distribuindo as terras entre os camponeses.

A URSS foi estabelecida em 1922 e, com a morte de Lenin em 1924, Stálin assume o poder e dá início ao período de ditadura no país, uma das mais violentas da história, mas que levou o país a ser uma das maiores potências mundiais.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o país era um dos principais inimigos da Alemanha, lutando ao lado do Reino Unido e EUA. Após o conflito o país se tornou a segunda maior potência mundial. A URSS se dissolveu oficialmente em 1991.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.