Enem: tire suas dúvidas sobre a avaliação

Conheça em detalhes como o exame funciona e se prepare melhor

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 será nos dias 13 e 20 de novembro. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 3,3 milhões de estudantes se inscreveram para a avaliação, em busca de uma vaga na universidade.

A prova do Enem é bastante complexa. Ela cobre matérias e conteúdos relativos ao ensino médio. O estudante precisa se organizar e se motivar constantemente, garantindo a disciplina necessária para se sair bem entre os outros candidatos. A avaliação feita pelo Inep não apenas garante uma vaga na universidade, mas auxilia na obtenção de bolsas de estudo e financiamentos estudantis.

O estudante que deseja se sair bem no Enem deve observar diversos fatores, como por exemplo, conhecer a maneira como a prova é aplicada. Dessa maneira, ele  pode direcionar a sua atenção para o que é realmente importante. Ele precisa se preparar com antecedência, buscando uma assimilação do conteúdo estudado.

O Enem foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante após ter terminado o ensino médio. É uma prova tradicional, que abriu as portas da universidade para milhões de pessoas. Mesmo conhecido, o estudante ainda tem várias dúvidas relacionadas ao Exame. Dessa maneira, iremos sanar algumas.

1 – Quem pode se inscrever?

As inscrições do exame podem ser feitas por qualquer pessoa, desde que ela esteja no ensino médio ou o tenha concluído. Não há uma idade mínima para a realização da prova. Para se inscrever, o estudante deve ter um documento de identificação, como por exemplo o seu CPF.

2 – Por que fazer o Enem?

a princípio, o Exame é a porta de entrada para as mais diversas instituições de ensino do país. Através do Enem, o estudante consegue entrar em universidades e faculdades públicas, estaduais e federais. Além disso, com um bom resultado, é possível participar de programas como o Prouni e o Fies.

3 – Como se inscrever para o exame?

O estudante deve acompanhar o cronograma do Enem. No caso de haver passado a data das inscrições, deve-se procurar se inscrever para o próximo ano. Ademais, é preciso ir até o site do exame, preencher o formulário, criar uma senha, informar se terá a necessidade de um atendimento especial no dia da prova, e finalizar.

4 – Quem é formado pode fazer o Enem?

Qualquer pessoa estudante ou formada no ensino médio pode fazer o Enem, mesmo quem já possui uma graduação ou pós-graduação. Aliás, vale ressaltar que o formado pode utilizar suas notas para conseguir uma entrada facilitada na universidade. O exame é aberto a todos.

5 – Qual a idade mínima para fazer o exame?

O Enem está aberto para pessoas de todas as idades. No entanto, é importante observar que se o estudante estiver no segundo ano do ensino médio ou em uma série anterior, ele só poderá participar como treineiro. Dessa maneira, sua nota não garante a entrada em uma universidade.

6 – Quem tem direito à isenção da taxa do Enem?

Para participar do exame é preciso pagar uma taxa. Algumas pessoas têm direito à isenção, como por exemplo, o estudante que está cursando a última série do ensino médio em uma escola pública, quem possui um rendimento menor ou igual a um salário mínimo e meio, bolsistas em escolas particulares, pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, etc.

7 – Qual o valor da taxa?

Em 2022 a taxa de inscrição para o Enem custou R$85. É preciso observar que se deve acompanhar os valores para o próximo ano no site do exame. Ela pode ser paga em agências bancárias, dos correios, ou em lotéricas. O pagamento é feito através do Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).

8 – O que cai na prova?

O Eenem é dividido em cinco provas, contendo 45 questões objetivas e uma redação. Os conteúdos se dividem em Linguagens Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Redação, Ciências da Natureza e suas tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias.

9 – Onde será o local de prova?

O candidato ao se inscrever para o Enem, recebe um cartão de confirmação com o endereço do local onde será feita a avaliação. Para acessá-lo, é preciso ir à página na internet alguns dias antes da aplicação do exame. O ideal é conhecer o local para chegar cedo no dia da prova e não perder a avaliação. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.