ENEM e vestibulares: você sabe o que foi o Plano Real?

Tudo aquilo que você precisa saber

Plano Real: um resumo completo para a sua prova

O termo “plano real” é usado para definir um programa de reformas econômicas que foi criado no ano de 1994.

Esse assunto podem ser abordado por questões de história do Brasil, principalmente nos concursos, nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa maneira, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o plano real. Confira!

O que foi o Plano Real?

O Plano Real foi um conjunto de reformas econômicas implementadas no Brasil no ano de 1994, durante o governo do presidente Itamar Franco. Essa diretrizes tinham o objetivo de solucionar a inflação que existia no país e colocar um fim ao período de crise econômica.

O Brasil na época do Plano Real

Desde 1930, ainda durante a Era Vargas, o Brasil tinha uma enorme dívida externa. Porém, com a sucessão dos governos presidenciais, a dívida só aumentava.

Nos anos 90, a economia brasileira estava sendo fortemente afetada por uma hiperinflação. Antes desse cenário, 12 planos econômicos haviam sido criados por diversos presidentes e ministros na tentativa de mudar a situação econômica do país, mas nada conseguia de fato solucionar os problemas.

Além disso, a crise econômica foi severamente agravado pelo início da Primeira Crise do Petróleo, que aconteceu em 1973 e a Segunda Crise do Petróleo, em 1979. As duas crises afetaram profundamente o país, já que o Brasil importava 70% do petróleo consumido na época.

Com o aumento da dívida a cada ano e as crises internacionais, a inflação brasileira atingiu 6800%.

Principais aspectos do Plano Real

O Plano Real foi o responsável pelo controle da hiperinflação e pelo controle fiscal brasileiro. Ainda, o plano também criou uma nova moeda para o país, o Real, que é usada até hoje.

No ano de 1992, Fernando Collor de Mello deixa o cargo de presidente após sofrer um Impeachment. Seu vice, Itamar Franco, assumiu o governo e tentou controlar a hiperinflação. O Ministro da Fazenda do governo de Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, foi o responsável por criar o Plano Real em 1994.

Esse conjunto de medidas conseguiu realizar o controle inflacionário no Brasil e estabilizar a economia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.