ENEM e vestibulares: principais livros de Clarice Lispector

Clarice Lispector viveu entre os anos de 1920 e 1977 e é uma das autoras da chamada “geração de 45”, termo usado para denominar a terceira geração do movimento modernista brasileiro. 

As principais obras de Clarice Lispector são cobradas com frequência por questões de literatura dentro das principais provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Além disso, alguns romances da autora também fazem parte da listas de leituras obrigatórias dos vestibulares brasileiros.

Assim, para que você consiga garantir um bom desempenho nas suas provas, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo que você precisa saber sobre as principais obras de Clarice Lispector. Vamos conferir!

Perto do coração selvagem (1943)

Perto do coração selvagem é o primeiro romance de Lispector, publicado no ano de 1943.

Na obra, Lispector narra a história da protagonista Joana em três partes: infância, adolescência e vida adulta. Na primeira parte, o narrador retrata a infância da protagonista, que vive em uma fazenda com a sua mãe e a sua tia. Na segunda parte do livro, Joana é retratada como uma adolescente que está passando por um complexo momento de transição entre a infância e a maturidade. Na terceira parte, Joana já é uma mulher adulta, casada e com filhos, mas não consegue descobrir a sua própria essência e identidade.

Laços de família (1960)

Laços de família não é um romance, mas sim um livro de contos. A obra é composta por treze histórias independentes, mas que compartilham temas e personagens em comum. Os temas variam muito, mas estão relacionados entre si.

O primeiro conto da coletânea, “Devaneio e Embriaguez duma Juventude”, traz a história de um jovem que, enfrentando uma crise existencial, busca se conectar com o mundo e com as pessoas ao seu redor. Já no conto “Amor”, a personagem Ana enfrenta as consequências geradas pela descoberta do amor e do desejo. Na história “Felicidade Clandestina”, por sua vez, uma jovem busca um livro que acredita ser um tesouro.

Outros contos do livro abordam temas diversos, como a relação mãe e filha em “Preciosidade”, a relação entre irmãos em “A Imitação da Rosa”, o amor em “O Jantar”, e a solidão humana em “O Búfalo”.

No livro, Clarice Lispector escreve usando uma linguagem subjetiva, que explora de forma densa a psicologia dos personagens. Além disso, a autora faz uso de técnicas narrativas que vão além das convenções literárias tradicionais, como a fusão dos personagens e a quebra da linearidade temporal.

A hora da estrela (1977)

O livro A hora da estrela foi publicado no ano de 1977 e é um dos livros mais conhecidos de Clarice Lispector.

O enredo do romance acompanha a vida de Macabéa, uma jovem que deixou o Nordeste em busca de melhores condições de vida no Rio de Janeiro. Porém, Lispector vai muito além e aborda temas variados e complexos, como a problemática condição humana e a busca por uma identidade pessoal.

A narrativa da obra é conduzida por um narrador-personagem: o escritor Rodrigo S.M.. Rodrigo conta a história de Macabéa para os leitores de Lispector como se estivesse escrevendo o seu próprio livro e reflete sobre os sentimentos da jovem em diversos momentos. 

Algumas das principais características do estilo literário de Clarice Lispector estão presentes na obra, como o uso de linguagem poética e introspectiva e a análise introspectiva do protagonista.

A paixão segundo G.H. (1964)

A paixão segundo G.H., publicado em 1964, é uma obra-prima de Lispector. O romance é experimental em diversos sentidos e propõe uma análise introspectiva dos sentimentos da protagonista G.H., uma mulher em busca da sua identidade própria.

No livro, Clarice Lispector explora questões existenciais ao longo da narrativa, conduzindo o leitor através da mente da protagonista e de suas reflexões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.