Enem e vestibulares: Conheça a história do rio Tigres 

O rio Tigres corta os territórios da Turquia e Iraque e fica localizado a leste do rio Eufrates, ambos presentes na Mesopotâmia, onde formaram-se algumas civilizações na antiguidade, devido à irrigação que os rios ofereciam. 

Ademais, o rio Tigres localiza-se na parte oriental do território que os gregos dominavam como a Mesopotâmia. Trata-se de um planalto de origem vulcânica no Oriente Médio, onde hoje fica o Iraque e terras próximas. 

A saber, o rio Tigre foi primordial na construção de cidades importantes, uma delas foi Assur, capital do Império Assírio. 

Vale destacar que o rio Tigre também foi importante para a civilização suméria, afinal eles utilizam as águas do rio para irrigar Lagash a cerca de 2.400 a.C. 

Todavia, vale destacar também que ele faz parte da região conhecida como Crescente Fértil, conhecida pelo solo fértil e por possuir um formato de Lua crescente, sendo irrigada pelos rios Tigres, Eufrates, Nilo e Jordão. 

O rio Tigres faz parte dos rios da Antiguidade e possui extrema importância para o desenvolvimento das primeiras civilizações. Por isso o tema poderá surgir em questões do Enem e vestibulares, acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!

Características do rio Tigres

O rio Tigres possui algumas características peculiares, uma delas é o índice pluviométrico da região muito baixo, mesmo ele sendo mais caudaloso que o rio Eufrates. 

Além disso, o solo na beira do rio é extremamente salino. Todavia, ao descer devido o fluxo da correnteza, a paisagem vai mudando, passando das grandes plantações irrigadas até desertos. 

Vale dizer que ele nasce em um lago de montanha no Curdistão turco, região do Ararat armênio nos montes Taurus no lado leste. 

Por isso, ele desce as montanhas da Anatólia e atravessa o Iraque, indo em direção na direção turco-síria. 

A saber, da cabeceira até o delta, o rio Tigre possui cerca de 1.900 km de extensão, onde possui afluentes vindos dos montes Zagros. 

Já na ponta sudeste, ele junta-se ao rio Eufrates, no Iraque, constituindo o canal de Shatt al-Arab “Costa dos Árabes”. Posteriormente, desemboca no Golfo Pérsico, depois de 200 km abaixo do delta, já bem próximo à fronteira com o Irã. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o rio Tigre?

Não deixe de ler também – Geografia: Características do rio Amazonas e seus afluentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.