ENEM e vestibulares: como usar os pronomes relativos?

O termo “pronomes relativos” é usado para denominar um tipo de pronome usado para fazer referência a um termo anterior.

O tema é cobrado com frequência em questões de português dentro das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Além disso, você precisa ser capaz de usar os pronomes relativos de forma adequada para escrever uma boa redação em uma prova importante.

Assim, para que você consiga se preparar para as suas provas, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre os pronomes relativos. Vamos conferir!

O que são pronomes?

Os pronomes formam uma classe de palavras que possui como objetivo substituir um nome, ou seja, um substantivo dentro de uma frase.

Existem sete tipos de pronomes dentro da língua portuguesa. São eles: pronomes pessoais, pronomes possessivos, pronomes demonstrativos, pronomes de tratamento, pronomes indefinidos, pronomes relativos e pronomes interrogativos. 

O que são pronomes relativos?

Os pronomes relativos possuem a função de criar uma relação com um termo citado anteriormente em uma frase. Dessa maneira, esse tipo de pronome é usado fazer referência à um termo já mencionado, com o objetivo de evitar que o mesmo seja repetido. 

Assim, é por esse motivo que podemos dizer que os pronomes relativos funcionam também como conectivos, uma fez que exercem a função de ligar duas frases.

Tipos de pronomes relativos

Existem dois tipos de pronomes relativos na língua portuguesa: os variáveis e os invariáveis.

Os pronomes relativos variáveis são aqueles que sofrem variação de gênero e número. São eles: o qual, a qual, as quais, os quais, quanto, quanta, quantos, quantas, cujo, cujas, cujos e cuja.

Os pronomes relativos invariáveis, por sua vez, não sofrem nenhum tipo de flexão. São eles: que, onde e que.

Usos dos pronomes relativos

É fundamental que você entenda o uso adequado dos pronomes relativos para construir frases corretas e coerentes.

Tenha em mente que cada pronome relativo pode desempenhar funções diferentes na oração relativa, em referência a indivíduos, objetivos e ideias. Além disso, eles podem atuar como sujeito ou objeto na frase, dependendo do contexto.

Os pronomes relativos podem, por exemplo, ser usados para criar uma referência à coisas e objetivos. Nesse caso, eles são sempre acompanhar por uma preposição. Confira um exemplo:

  • O meu tio comprou uma casa que fica em uma rua nova da cidade.

Os pronomes relativos podem ser usados também de forma exclusiva par a criar referências à pessoas. O pronome mais usado com essa finalidade é o pronome relativo “quem”.

Confira um exemplo:

  • Os indivíduos de quem meu irmão me falou são muito legais.

Por fim, podemos dizer também que o pronome relativo pode ser usado para retomar um termo e, ao mesmo tempo, criar uma relação de posse entre os dois termos.

Vamos conferir, a seguir, um exemplo:

  • Aquele é o diretor cujo filme foi criticado.

Pronomes relativos mais usados

Existem alguns pronomes relativos que são abordados com maior frequência pelas questões de português. Cada pronome exerce uma função específica na oração com base do contexto e da relação que se deseja estabelecer entre as ideias.

O pronome relativo “que”, por exemplo, é usado para se referir a pessoas, coisas e ideias, podendo ser usado como sujeito ou objeto. Por exemplo: “O livro que eu comprei é muito interessante.”

Quem” também pode ser usado como pronome relativo quando queremos nos referir a pessoas. Veja um exemplo: “A menina com quem conversei era muito simpática.”

O pronome relativo “qual” é usado para se referir a pessoas, coisas e ideias, podendo ser usado como sujeito ou objeto. Ele é mais comumente usado em construções formais. Por exemplo: “O carro, o qual comprei recentemente, é muito econômico.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.