Texto argumentativo: Como defender as suas ideias

O tipo de texto mais cobrado nas redações de vestibulares e concursos é o dissertativo-argumentativo. Esse tipo de construção exige uma estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, exige ainda um posicionamento crítico sobre o tema abordado na prova. 

O objetivo, então, é convencer o leitor do seu ponto de vista por meio de premissas bem construídas. Sendo assim, tire tempo para elaborar uma boa argumentação. É através dela que desenvolverá sua tese.

Primeiramente, para persuadir o público, é necessário apresentar ideias consistentes e exemplos que se relacionem bem com os fundamentos que defende. Desse modo, evite informações superficiais e aprofunde seu pensamento para provocar reflexão no leitor. Elabore um discurso coerente, com um encadeamento lógico de informações e baseado em fontes confiáveis, não em “achismos”.

Algumas dicas práticas

1. Se prepare com antecedência: Esteja sempre bem informado. Leia muitos livros, artigos em jornais e revistas e  acompanhe reportagens on-line. 

2. Construa um esboço: Na hora da prova, faça um pequeno esquema com tópicos separando tudo que sabe sobre aquele assunto.

3. Estabeleça a estrutura: Analise os dados que anotou e pense em que parte do texto podem se encaixar. É preciso considerar a adequação de cada tópico de acordo com a estrutura textual.

4. Desenvolva seus argumentos: Relacione os fatos fazendo uma relação com o contexto sócio-histórico e, desse modo, emita uma opinião de forma clara e coerente.

5. Não perca o foco: Lembre-se de que o objetivo da sua escrita é atingir quem vai ler. Por isso, use o maior número de elementos persuasivos que estiverem à sua disposição. É nesse espaço em que você conduzirá o pensamento do leitor.

6. Cuidado com o espaço: As redações normalmente tem um número limitado de 30 linhas. Sendo assim, é necessário ser conciso e direto. Nesse sentido, não é bom demorar para chegar no ponto chave, isso pode causar confusão.

7. Seja impessoal: Ao defender seu pensamento, nunca utilize a primeira pessoa do discurso. Pelo contrário, explore os verbos impessoais.

8. Se baseie em fonte confiáveis: Por fim, lembre-se que uma boa argumentação precisa de um forte embasamento. Para isso recorra sempre a informações oficiais.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para conferir cursos gratuitos.
Leia também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.