Como o saneamento básico pode cair no ENEM e vestibular

Que tal conferir características para ficar craque no assunto que é sempre debatido nas provas?

O tema saneamento básico é certo em praticamente todos os vestibulares do Brasil, assim como no ENEM.

É um assunto que nunca sai de pauta, principalmente pelos problemas enfrentados no Brasil quando se trata disso.

Ele pode ser abordado em diversas matérias como biologia, geografia, atualidades e até mesmo cair como tema de redação.

Que tal conferir características para ficar craque no assunto? Acompanhe os tópicos a seguir!

O que é saneamento básico

Saneamento básico pode ser interpretado de algumas formas. Basicamente, pode ser encarado como medidas para deixar uma área limpa, higienizada, saudável.

Ainda de acordo com a Lei 11.445/07 de janeiro de 2007, “podemos definir como saneamento básico o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.”

Portanto, o saneamento básico é um direito de todo cidadão garantido pela Constituição Federal. Um dos seus pilares principais é proporcionar saúde para a população.

Tratamento da água

Para obter água de qualidade e abastecer os lares brasileiros é necessário a captação e tratamento para que a água chegue potável nas torneiras e pronta para consumo.

Toda a cadeia de tratamento para que a água chegue a um nível de qualidade consumível fazem parte do saneamento básico.

A cloração, por exemplo, compõe o processo de qualidade da água. Mas ainda assim, algumas pessoas ainda fervem a água para eliminar microorganismos ou filtram para reter algum tipo de impureza.

Leia mais – Geografia: Panorama geral sobre as usinas hidrelétricas

Coleta e tratamento de esgoto

Outra atividade fundamental no saneamento básico é a coleta e tratamento de esgoto. A existência de um sistema de esgoto eficiente é indispensável para evitar a proliferação de doenças e a própria contaminação da água.

Drenagem e administração das águas pluviais

É um item importantíssimo. Entretanto, muitas cidades não conseguem estabelecer um sistema eficiente de drenagem e administração das águas pluviais.

São medidas essencial para evitar enchentes e alagamentos, além da contaminação por doenças como a leptospirose, por exemplo.

Coleta de resíduos sólidos

A coleta de resíduos sólidos nada mais é que a coleta e tratamento do lixo. Essa atividade é fundamental para transportar o lixo da população para os locais de tratamento e disposição final.

É um importante pilar do saneamento básico para manter a higiene dos locais, além de ajudar na não proliferação de doenças causadas por agentes transmissores como, por exemplo, a dengue.

Saneamento básico e a importância na prevenção de doenças

O saneamento básico tem como principal objetivo manter a saúde da população.

Sem essa precaução, que deve ser promovida pelo Estado, bactérias e outros microorganismo que são perigosos para a saúde são disseminados no meio ambiente. Além disso, o aparecimento de parasitas é inevitável.

Por isso, estudos apontam que regiões que têm mais acesso ao saneamento básico têm menor mortalidade infantil, desenvolvimento de doenças gastrointestinais e a longevidade da população é maior.

Afeta o desempenho educacional das crianças e adolescentes por causa das recorrentes infecções. E atinge ainda a produtividade dos trabalhadores, que podem ser acometidos a contaminação por alguma doença, ligada à falta de saneamento.

A discussão sobre saneamento básico no Brasil e no mundo é vasta e o que se sabe é que estamos muito longe de uma realidade ideal.

Não deixe de ler também outros artigos para lhe ajudar nos estudos:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/geografia-caatinga/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.