Inglês no Enem: Dicas que podem fazer a diferença na sua nota

Candidatos que optam por prestar a prova de inglês no Enem apresentam um desempenho melhor. De acordo com pesquisa, eles conseguem uma média de acertos 11% acima de quem escolhe o Espanhol, você sabia?

O Enem se inicia no próximo dia 17, com a prova impressa e dia 31, com a prova digital. E das suas 45 questões totais da área de linguagens, códigos e suas tecnologias, cinco são de língua estrangeira escolhida pelo aluno no ato da inscrição.

Ou seja, representação de 11%, suficientes para fazer a diferença no resultado e, consequentemente, na classificação dos processos seletivos das universidades.

Apesar de o inglês estar presente no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio, grande parte dos candidatos acaba escolhendo o espanhol por achar essa língua mais fácil para os falantes de português. Entretanto, há especialistas que dizem que o espanhol pode pregar muitas peças. E assim, o inglês pode até ser mais interessante.

“A prova de inglês do Enem não é difícil, sendo verificado realmente o que é básico e necessário para quem vai precisar de ter acesso e compreender textos em inglês na vida acadêmica ou profissional,” afirma o Professor Amadeu Marques, autor de “Inglês para o Enem”, livro publicado pela Disal Editora.

“Para um bom desempenho nessa prova é importante que o candidato tenha tido, ao longo do curso do ensino médio, de forma extensiva, uma boa prática de leitura, com domínio das estruturas básicas, de um vocabulário diversificado e esteja habituado a trabalhar com textos de vários gêneros, utilizando as estratégias de leitura mais importantes”, completa e profissional.

Estratégia objetiva de leitura dos textos da prova do Enem

Para ser bem objetivo, aconselha-se ler o enunciado de cada questão e as respectivas alternativas antes mesmo da leitura do texto. Como o enunciado e as alternativas estão em português, o candidato ganha tempo, pois já saberá do que ele trata.

Na primeira leitura do texto em inglês, vale usar a estratégia de skimming, na qual se busca saber apenas a essência do texto, a ideia geral, do que ele trata, e não de detalhes específicos.

Voltar ao texto e fazer uma leitura mais atenta, procurando a “topic sentence”, a frase que contém a ideia essencial do parágrafo ou do texto. É geralmente “em cima” dessa frase que a alternativa correta é proposta, na maioria das questões da prova.

A saber, os textos do Enem, em geral, são curtos, de um parágrafo ou dois. A “topic sentence” , em que o autor resume a ideia essencial do texto, é geralmente a que abre o parágrafo. O candidato deve focar no sentido da frase inicial de cada parágrafo para encontrar a topic sentence. Nos textos onde há título ou manchete, a “topic sentence” pode ser o próprio título ou manchete.

A prova possui padrões

A boa notícia é que a prova do Enem está livre de “pegadinhas” ou de armadilhas para os incautos. Com um bom conhecimento do inglês básico, é possível ter um excelente desempenho na prova de inglês do Enem.

Quanto aos gêneros textuais, é possível prever textos curtos, extraídos de notícias, artigos de revistas, publicações on-line, trechos de livros, poemas, letras de música, cartuns ou tirinhas.

Os temas recorrentes são questões da atualidade e da sociedade em que vivemos, com destaque para temas sociais, como o da pobreza, desigualdades sociais, da necessidade de um mundo mais pacífico, além da defesa das questões ambientais, principalmente o aquecimento global.

E então, gostou de conhecer as dicas?

Leia também – Inglês no Enem: Estratégias para traduzir termos que você não conhece

Da assessoria KB Comunicação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.