Língua Estrangeira no ENEM: o que estudar?

Descubra como se preparar para enfrentar as questões de língua estrangeira do ENEM

A prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, foi criada em 1998 como uma ferramenta de avaliação do conhecimento dos estudantes que haviam terminado o ensino médio.

Atualmente, a prova é aplicada todos os anos pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 

Uma das seções do ENEM consiste em 5 questões de língua estrangeira e os candidatos possuem a possibilidade de optar por inglês ou espanhol.

Para que você saiba como se preparar para a prova, o artigo de hoje separou um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a prova de língua estrangeira do ENEM. Confira!

Língua Estrangeira no ENEM: estrutura da prova

As questões de língua estrangeira no ENEM estão presentes na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no primeiro dia de provas.

As questões de língua estrangeira representam 5 das 45 perguntas de toda a prova de Linguagens e aparecem em primeiro lugar no caderno de provas.

Língua Estrangeira no ENEM: o que é avaliado pela prova?

A prova de língua estrangeira do ENEM tem como objetivo principal avaliar a capacidade de compreensão e interpretação de textos em língua estrangeira. Praticamente todas as questões de língua estrangeira contam com algum tipo de texto verbal ou não verbal. Dessa maneira, uma das principais habilidades que o candidato deve ter para conseguir um bom desempenho nessas questões é a interpretação de texto.

Ao mesmo tempo, as questões objetivas abordam também temas diversos de gramática e vocabulário da língua estrangeira escolhida pelo candidato.

Língua Estrangeira no ENEM: tópicos mais abordados

Existem alguns tópicos que são abordados com muita frequência pelas questões de língua estrangeira do ENEM. Confira quais são eles:

  • Interpretação de texto;
  • Falso cognatos;
  • Semântica;
  • Vocabulário;
  • Identificação da função de um texto;
  • Artigos definidos e indefinidos.

Você deve estudar esses assuntos com atenção tanto se a sua opção for inglês como se for o espanhol.

Língua Estrangeira no ENEM: dicas para a sua preparação

Muitos estudantes não sabem como devem se preparar para enfrentar as questões de língua estrangeira do ENEM. Confira algumas dicas que separamos para te ajudar:

  • Pratique a sua interpretação de texto: busque ler textos e charges em língua estrangeira para praticar a sua habilidade de interpretação. Lembre-se de que ela é muito importante dentro da prova do ENEM;
  • Busque expandir o seu vocabulário: procure sempre expandir o seu vocabulário da língua que você escolheu, uma vez que o ENEM costuma testar o vocabulário dos candidatos nessas questões, principalmente abordando falsos cognatos;
  • Pratique com edições anteriores: tente se preparar para enfrentar as questões de língua estrangeira usando provas de edições anteriores do ENEM. Por meio dessa estratégia, você será capaz de entender como a prova funciona na prática e como os diferentes assuntos podem ser cobrados.

ENEM 2023: inscrições começam em breve

As inscrições para o ENEM 2023 poderão ser realizadas a partir do dia 5 de junho de 2023. Os candidatos terão a oportunidade de se inscrever até o dia 16 de junho.

Todas as inscrições deverão ser realizadas na Página do Participante do ENEM, no site do INEP instituição responsável pela aplicação das provas.

ENEM 2023: quando as provas serão aplicadas?

As provas do ENEM 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023.

No primeiro dia, os candidatos irão responder 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (incluindo as questões de língua estrangeira) e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias.  Ainda, eles deverão também escrever uma redação segundo a proposta do ENEM.

No segundo dia, por sua vez, os candidatos deverão responder 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e também 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Os resultados do ENEM, por sua vez, serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.