Competência 2: Como melhorar o desempenho na redação do Enem

Os critérios de correção da redação do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem) são estabelecidos em um conjunto de 5 competências, que são detalhas na Cartilha do Participante.

Abordamos em artigo anterior a competência 1 e, neste artigo, explicaremos a competência 2 que se relaciona diretamente com a compreensão do tema proposto e a adequação argumentativa ao tema.

Segundo a Cartilha do Participante divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a competência 2 envolve “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema”, obviamente respeitando o formato exigido pelo Enem: dissertativo-argumentativo.

Nesta competência, há três pontos aos quais os participantes do Enem devem se ater para alcançar nota 1000:

  1. Tema proposto;
  2. Repertório sociocultural;
  3. Formato dissertativo-argumentativo.

Tema proposto

A compreensão do tema proposto para a escrita da redação é indispensável ao desenvolvimento adequado do texto. Junto à proposta, são apresentados alguns textos norteadores, que costumam ser curtos, mas, quando lidos atentamente, têm grande valia para guiar o estudante durante a redação.

O estudante deve ler atentamente TODOS os comandos da prova, principalmente os textos de delimitam o tema.

Cuidado com a fuga ao tema. Há dois riscos mais graves quanto ao tema, o primeiro deles é o se perder no tema. O estudante deve direcionar bem seus argumentos em consonância com os textos norteadores, desse modo, garantirá obediência à proposta da redação.

O segundo erro é abordar o tema superficialmente. O participante deve fazer uma abordagem completa do tema, evitando focar no ponto mais amplo da proposta. Para isso, é necessário se munir anteriormente de vasto conhecimento interdisciplinar.

Repertório sociocultural

A competência 2 exige que o participante tenha repertório para aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento. Logo, o estudante deve ter vasto repertório sociocultural. Primeiro, para ter familiaridade com a maioria dos temas que podem ser propostos. Segundo, para usar conhecimentos pertinentes ao tema estabelecido.

Filmes para estudar história - 12 anos de escravidão

O repertório dever ser legitimado, além de relevante ao tema. Muitos acreditam que o repertório se restringe a textos escritos, contudo, pode também ser adquirido através de textos imagéticos, como obras de arte, por exemplo, filmes, séries, músicas, notícias etc.

O importante é ter amplo conhecimento nas várias áreas do saber (história, filosofia, ciências, educação, economia, cultura, entre outros) e empregá-lo corretamente através de fatos, informações, dados e situações, de modo a enriquecer a argumentação.

Formato dissertativo-argumentativo

A obediência ao formato exigido na redação do Enem é um dos critérios mais importantes da avaliação. O texto deve ser escrito em prosa e deve seguir a estrutura dissertativa-argumentativa.

Para desenvolver bem esse critério o estudante deve apresentar argumentação bem estruturada e coerente, apoiada no repertório sociocultural e também nos textos norteadores. O corretor buscará identificar a reflexão crítica sobre o assunto, bem como os elementos de persuasão.

É importante usar argumentos no sentido de persuadir o leitor, encaminhando-o para a proposta de intervenção que deve ser justificada na argumentação.

 

Confira aqui dicas de material para dominar todas as cinco competências da redação do Enem.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.