Redação do Enem: O que você precisa saber sobre a competência 1

Veja algumas dicas para conseguir nota máxima na competência 1 dos critérios de avaliação da redação do Enem.

A correção da redação do Enem é realizada a partir de critérios rigorosamente estabelecidos pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Estes critérios seguem o estabelecimento de cinco competências que o estudante deve demonstrar possuir na sua redação.

Olhar atentamente para estas competências e se preparar para cada uma delas é definitivamente a melhor forma de se sair bem prova de redação.

Competência 1

A primeira competência avaliada pelos corretores dos textos consiste, basicamente, na demonstração do domínio da língua portuguesa na modalidade de escrita formal da língua.

Desse modo, para que o estudante seja bem avaliado na competência 1, ele deve ter atenção a alguns usos da língua portuguesa.

Dica 1: elimine completamente do seu texto marcas do uso oral e informal da língua!

O participante deve saber diferenciar adequadamente a modalidade oral da escrita, bem como saber diferenciar os registros formal e informal da língua. Apenas a linguagem formal deverá ser empregada na redação.

Dica 2: preze pela precisão vocabular.

Tenha cuidado com as escolhas de vocabulário e de registro. O momento exige formalidade, logo, você deve selecionar as palavras criteriosamente para ter certeza que elas significarão exatamente o que você quer dizer. Evite palavras que possam alterar o significado desejado para a sua frase.

Dica 3: atente-se às convenções de escrita.

É indispensável a um bom texto que sejam seguidas adequadamente as convenções de escrita da língua portuguesa. Portanto, evite erros ortográficos. A acentuação e o emprego de letras maiúsculas e minúsculas também entram no pacote.

É importante dominar as regras no Novo Acordo Ortográfico para não pecar na acentuação ou mesmo no uso do hífen.

Dica 4: tenha cuidado com a organização sintática e os empregos gramaticais.

A má organização sintática pode simplesmente destruir o seu texto, então tenha atenção ao dispor as palavras nas suas orações e use conectores para dar liga ao seu texto. A coesão e a coerência podem ser afetadas se isto não for feito cuidadosamente.

O aluno deve estar preparado para utilizar a pontuação corretamente, deve ficar atento à concordância e regência verbal e nominal, como exigidas na língua formal, além de dominar o uso da crase.

Dica 5: leia muito e pratique!

Esta é a última dica, mas não é menos importante. O hábito contínuo de leitura de textos formais em livros, jornais e revistas é uma das melhores formas para o estudante dominar o que foi descrito nas quatro dicas anteriores.

Através da leitura, principalmente de livros, o aluno estabelece maior familiaridade com a modalidade formal da língua. Além disso, a pratica de escrever buscando empregar o que é exigido pela competência 1 facilitará o desenvolvimento da redação.

 

Comentários estão fechados.