Enem e concurso: Entenda o conceito de Estado falido

Um Estado falido consiste em um governo que se tornou incapaz de fornecer as funções e responsabilidades básicas de uma nação soberana. Como por exemplo: defesa militar, aplicação da lei, justiça, educação ou estabilidade econômica.

As características comuns de estados falidos incluem violência civil contínua, corrupção, crime, pobreza, analfabetismo e infraestrutura em ruínas.

Mesmo se um estado estiver funcionando adequadamente, ele pode falhar se perder a credibilidade e a confiança do povo.

Entenda melhor o tema para atualizar suas referências para o Enem, vestibular ou concurso.

Principais características dos Estados falidos

  • Estados falidos tornaram-se incapazes de fornecer as funções básicas do governo, como aplicação da lei e justiça, defesa militar, educação e uma economia estável.
  • Estados falidos perderam a confiança das pessoas e tendem a sofrer com a violência civil, crime, corrupção interna, pobreza, analfabetismo e infraestrutura em ruínas.
  • Os fatores que contribuem para o fracasso do Estado incluem insurgência, altos índices de criminalidade, processos excessivamente burocráticos, corrupção, incompetência judicial e interferência militar na política.
    Em 2019, o Iêmen foi considerado o estado mais falido do mundo, seguido pela Somália, Sudão do Sul e Síria.

Definindo um estado falido

Devido à sua natureza subjetiva, a saber, não existe uma definição única e acordada do termo “estado falido”. Muito parecido com a beleza, o “fracasso” está nos olhos de quem vê.

Entretanto, geralmente se considera que um estado “falhou” quando não tem mais capacidade de fazer cumprir suas leis de maneira consistente e legítima ou fornecer bens e serviços básicos a seus cidadãos.

Os fatores típicos que contribuem para o fracasso de um estado incluem insurgência, altos índices de criminalidade, burocracia ineficaz e impenetrável, corrupção, incompetência judicial, assim como interferência militar na política.

Exemplos históricos de estados falidos

Alguns exemplos dos estados falhados e falidos mais notórios do mundo, junto com os fatores que contribuem para sua instabilidade, incluem:

Somália

Amplamente considerado o estado mais falido do mundo, a Somália está sem um governo funcional desde a devastadora guerra civil somali em 1991. Notório por seus abusos dos direitos humanos, guerras de facções políticas e falta de segurança, o país está cheio de refugiados deslocados. Além de mais de um milhão de seus próprios deslocados, a Somália enfrenta uma insurgência de terroristas jihadistas islâmicos afiliados à Al-Qaeda, Al Shabaab .

Sudão do Sul

Assolado por refugiados, queixas de facções, falta de direitos humanos, questões de legitimidade do Estado, falta de serviços públicos e ameaças de atores externos. O Sudão do Sul se tornou palco de combates quase constantes desde que se tornou independente em 2011.

Logo após uma luta sangrenta. guerra civil em 2013, um acordo de paz foi assinado em 2015, mas nenhum governo unificado de transição foi formado. Mais de 18% da população do país foi deslocada pela guerra, com centenas de milhares sob risco de morrer de fome.

Iémen

Desde 2015, uma guerra civil multifacetada em curso e brutal permitiu que os grupos terroristas ISIS e Al Qaeda obtivessem ganhos significativos no Iêmen. Ao mesmo tempo, a intervenção direta da Arábia Saudita e de outras nações do Golfo Pérsico resultou em caos e desastres generalizados em todo o estado. Cerca de 11% da população, ou mais de 2,8 milhões de pessoas, permanecem deslocadas internamente, enquanto 59% da população enfrenta insegurança alimentar ou fome.

Afeganistão

Desde que as operações de combate dos EUA no Afeganistão terminaram em dezembro de 2014, o país se tornou mais frágil devido à falta de segurança e serviços públicos, e à intervenção estrangeira. Apesar de ter sido supostamente deposto em 2001, o Taleban obteve ganhos preocupantes em sua insurgência contra o governo afegão e a missão liderada pelos EUA no Afeganistão, atrasando a retirada completa dos EUA do país após 15 anos de construção nacional liderada pelos EUA.

Síria

Tem sua sociedade fragmentada por uma guerra civil multifacetada. E permanece pouco mais do que um peão em uma batalha contínua entre a República Árabe Síria liderada por seu brutal e autocrático presidente Bashar al-Assad, ISIS, assim como várias forças nacionais e estrangeiras.

Essas organizações se opõem a ambos o governo sírio e uns aos outros. Apesar da intervenção direta dos Estados Unidos e da Rússia, mais de 9 milhões de sírios se tornaram refugiados ou deslocados internos desde março de 2011.

E então, o que achou de conhecer melhor o conceito de Estado falido?

Leia também – Geografia política: Evolução e principais campos de estudo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.