Enem Digital aborda o tema ‘Desigualdade Regional’ na redação

A primeira edição do Enem Digital aconteceu neste domingo (31). E como tema de redação, a prova trouxe ao debate “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”.

No formato impresso, aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro, a redação abordou um tema completamente diferente: ‘estigma das doenças mentais no Brasil’.

A saber, dos 93 mil inscritos, cerca de 58 mil não compareceram à avaliação, que ocorreu em unidades pré-estabelecidas pela organização do exame.

Redação do Enem Digital 2020

Assim como a prova tradicional, o Enem Digital propôs a realização da prova de múltipla-escolha por meio de computadores. Entretanto, a redação permaneceu no formato escrito no caderno referente.

De acordo com o Inep, porém, estima-se que a dissertação nos anos seguintes já possam ser feitas digitalmente também.

Os participantes tiveram que escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto em até 30 linhas.

Neste primeiro dia do Enem Digital, os inscritos terão cinco horas e 30 minutos para fazer as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, juntamente com a redação.

O segundo dia dessa modalidade da prova acontece no próximo domingo, dia 7 de fevereiro.

Segundo o Ministério da Educação (MEC) o objetivo do governo é que o Enem se torne totalmente digital até 2026. Por enquanto, sua aplicação, apesar de válida, está em fase de teste.

Medidas de segurança e reaplicação

Em razão da pandemia, o Inep adotou um protocolo de segurança para a adoção em todos os locais de prova.

Entre as medidas estava o uso da máscara em toda a realização da prova, disponibilização de álcool em gel pelos espaços, assim como abertura dos portões com mais antecedência para evitar aglomerações.

Quanto à reaplicação, está aberto o período para aqueles candidatos que apresentaram sintomas da covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa e, assim, não puderam comparecer ao Enem digital ou impresso.

Desse modo, para os que tiverem seus pedidos aprovados pelo Inep, o exame será reaplicado nos dias 23 e 24 de fevereiro. Até o momento, 174 participantes pediram para participar da reaplicação e, destes, 118 foram aceitos pelo Inep.

A requisição de reaplicação é feita a partir da Página do Participante.

Não deixe de ler também – Para que serve a redação do Enem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.