ENEM: corretores da redação do exame acusam CALOTE e exigem pagamento URGENTE

Os corretores das redações do Enem 2022 estão indignados com a falta de pagamento pelos serviços prestados até agora. A Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela contratação dos corretores, deveria ter efetuado os pagamentos até o final de março, mas ainda não o fez. Os profissionais têm utilizado as redes sociais para denunciar essa situação e cobrar seus direitos trabalhistas. Além disso, o atraso no pagamento também está sendo atribuído à recente transição governamental no Brasil.

A falta de pagamento tem desencadeado manifestações de descontentamento por parte dos corretores, que alegam problemas de comunicação por parte da FGV. A fundação tem se negado a fornecer informações detalhadas sobre a remuneração dos corretores, o que aumenta o clima de insatisfação e indignação. Essa situação alarmante tem levado os profissionais a questionar a integridade da instituição e a exigir respostas mais claras.

Por que os corretores do Enem 2022 não foram pagos?

A FGV alega, em nota, que o processo de correção das redações ainda não foi concluído e que há, ainda, uma etapa de consolidação de dados a ser cumprida. No entanto, a instituição também admite que o atraso nos pagamentos é, em parte, resultado da recente mudança governamental no Brasil, que afetou o cronograma do Enem 2022.

O Inep, órgão responsável pela aplicação do exame, esclarece que a contratação e pagamento dos corretores são de responsabilidade da FGV. Entretanto, o instituto afirma estar em contato com a fundação para tratar desse assunto e aguarda resposta.

O trabalho de corretor de redação do ENEM

Os profissionais responsáveis pela correção das redações do Enem passam por um exigente processo de seleção e capacitação. Somente profissionais formados em letras ou linguística podem participar, e aqueles com parentes de primeiro grau inscritos no exame são desqualificados. Os selecionados precisam realizar um curso online de capacitação com aproximadamente 100 horas de duração, seguido de outro curso, desta vez presencial.

Os corretores do Enem avaliam as redações dos estudantes com base em cinco competências: domínio da norma padrão da língua portuguesa, compreensão da proposta da redação, seleção e organização das informações, argumentação e elaboração de solução para os problemas abordados. A cartilha contendo os critérios de avaliação das redações está disponível no site do Inep desde 2020.

Espera-se que a situação dos pagamentos dos corretores seja resolvida em breve para que os profissionais possam receber adequadamente pelo seu trabalho e que o Enem 2022 siga seu curso para a consolidação dos dados e divulgação das notas.

ENEM 2023 tem edital publicado

As inscrições para a prova do ENEM começam em menos de um mês e hoje. Nesta semana, o edital do ENEM 2023 foi publicado.

Para que você possa se preparar para a prova, veja resumo completo com todas as principais informações sobre o ENEM 2023 divulgadas pelo edital.

As inscrições para o ENEM 2023 poderão ser realizadas a partir do dia 5 de junho de 2023. Os candidatos terão a oportunidade de se inscrever até o dia 16 de junho.

Todas as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente de forma online por meio da Página do Participante do ENEM, no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), instituição responsável pela aplicação das provas.

Os candidatos que precisarem de atendimento especializado durante o ENEM 2023 deverão fazer a solicitação para o mesmo e receberão a resposta até o dia 26 de junho de 2023.

Segundo o edital do ENEM 2023, a taxa de inscrição para participação do ENEM não sofreu alterações em relação ao valor do ano passado (edição 2022). Assim, todos os candidatos deverão pagar R$ 85.
O pagamento poderá ser realizado por meio de boleto bancário, PIX ou cartão de crédito. O boleto pode ser pago em lotéricas, agências bancárias, agências dos Correios que tenham o Banco Postal e aplicativos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.