ENEM 2023: veja quais são escolas da Literatura Brasileira

Uma das áreas do conhecimento que estará presente no primeiro dia de aplicação do ENEM 2023 é Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com 45 questões.

Todos nós sabemos que a prova de Linguagens e Códigos aborda tópicos variados sobre disciplinas diferentes, mas é claro que existem temas que são muito cobrados pelas perguntas do ENEM. Dentre eles, podemos citar as escolas que caracterizaram a literatura brasileira ao longo dos séculos.

As escolas literárias ou movimentos literários, como também são conhecidas, são cobradas em questões de interpretação de texto, de literatura, de gramática e também interdisciplinares.

Assim, para te ajudar na sua preparação para a prova de Linguagens do ENEM, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo que você precisa saber sobre as escolas da literatura brasileira. Confira!

O que é uma escola literária?

Antes de descobrir quais são as escolas da literatura brasileira você precisa saber o que é uma escola literária. O termo é usado para definir um conjunto de produções literárias de diferentes autores unidas por características em comum e estilo semelhante.

Estudar as escolas literatura do brasil
É fundamental que você estude as principais as escolas literárias para o ENEM 2023. Imagem: Pexels/Reprodução

Ao todo, o panorama literário brasileiro é dividido em 10 escolas diferentes. Veja quais são elas a seguir.

Quinhentismo (1500-1601)

O período inicial da literatura no Brasil, logo após a chegada dos colonizadores portugueses ao país, é caracterizado pelo Quinhentismo.

Dentre as principais características dessa escola literária, podemos citar a produção de textos de caráter informativo, como relatos e cartas com descrições sobre o território que havia sido descoberto recentemente. Podemos citar, por exemplo, a “Carta de Pero Vaz de Caminha”.

Barroco (1601-1768)

O Barroco foi uma escola literária marcada pela presença frequente do contraste entre elementos opostos e pelo uso de de uma linguagem rebuscada.

O principal nome da produção barroca foi Gregório de Matos Guerra, poeta conhecido como “Boca do Inferno” devido ao aspecto satírico de seus textos.

Arcadismo (1768-1836)

A terceira escola da literatura brasileira é o Arcadismo, marcada pelo uso de uma linguagem simples e natural, além da exaltação do campo.

Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga foram os principais autores do Arcadismo.

Romantismo (1836-1881)

O Romantismo pode ser dividido em três gerações:

A primeira geração romântica, conhecida como “geração indianista”, foi marcada pelo indianismo e pela exaltação da natureza. José de Alencar é o maior destaque dessa fase. 

A segunda geração, caracterizada pela subjetividade e pessimismo, é representada por Álvares de Azevedo. Por fim, a terceira geração foi caracterizada pelo engajamento social e político de seus autores. Castro Alves é o principal destaque dessa fase do Romantismo.

Realismo (1881-1893)

Os autores do Realismo buscavam retratar a sociedade brasileira de forma objetiva, evitando qualquer tipo de idealização.

O principal nome dessa escola literário é Joaquim Maria Machado de Assis. Muitas de suas obras são abordados com frequência pelas questões do ENEM, como “Dom Casmurro” e “Quincas Borba” e ”Memórias Póstumas de Brás Cubas”.

Parnasianismo (1893-1922)

O Parnasianismo foi uma escola literária que valorizava a forma, a métrica e a rima.

Os autores do Parnasianismo, como Olavo Bilac, valorizaram a objetividade, a formalidade e a descrição minuciosa.

Simbolismo (1893-1922)

O principal objetivo das produções literárias do Simbolismo era expressar sentimentos e emoções com subjetividade. O autor mais relevante dessa escola literária foi Cruz e Sousa.

Pré-Modernismo (1902-1922)

O Pré-Modernismo foi uma escola literária de transição entre dois movimentos: Simbolismo e o Modernismo.

Os escritores pré-modernistas abordavam temas sociais e políticos, retratando a realidade brasileira de forma crítica. As obras da época eram marcadas pela linguagem coloquial, regionalismo e experimentação estética.

Euclides da Cunha e Lima Barreto foram autores dessa escola literária.

Modernismo (1922-1945)

O Modernismo foi uma escola literária que valorizava a inovação e o rompimento com as tradições existentes até o momento.

Essa escola pode ser dividida em três fases. Manuel Bandeira é o principal nome da primeira, enquanto Graciliano Ramos é considerado o destaque da segunda, enquanto Clarice Lispector é o maior nome da terceira geração.

Pós-Modernismo (1950 – até hoje)

O Pós-modernista é marcado pelo uso de estilos múltiplos e pela combinação de tendências diferentes. Dentre os principais autores dessa escola literária, destaca-se Millôr Fernandes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.