ENEM 2023: veja como fazer o pagamento da taxa de inscrição

O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova realizada pelo Inep que pode ser usada para diversos fins diferentes, incluindo o acesso à uma instituição de ensino superior.

As inscrições para a edição 2023 do ENEM já começaram e poderão ser efetuadas até o dia 16 de junho. Uma das etapas da inscrição é o pagamento da taxa de inscrição, que gera muitas dúvidas entre os estudantes.

Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o pagamento da taxa de inscrição do ENEM 2023. Confira!

ENEM 2023: qual o valor da taxa de inscrição?

Conforme as informações já divulgadas pelo edital do ENEM 2023, a taxa de inscrição para participação no ENEM não sofreu alterações em relação ao valor do ano passado (edição 2022). Dessa maneira, todos os candidatos deverão pagar R$ 85,00 para participar do exame.

ENEM 2023: veja como fazer o pagamento da taxa de inscrição
ENEM 2023: veja como fazer o pagamento da taxa de inscrição. Imagem: O Povo

ENEM 2023: como efetuar o pagamento?

O pagamento da taxa de inscrição do ENEM deverá ser efetuado até o dia 21 de junho, de acordo com os horários de compensação bancária.

Existem diferentes formas de realizar o pagamento e os candidatos podem escolher aquela que for mais conveniente no momento. Veja quais são as modalidades para pagar a taxa a seguir:

  • Boleto bancário;
  • Internet banking (aplicativos de bancos);
  • Pix;
  • Boleto bancário;
  • Cartão de crédito;
  • Agências bancárias;
  • Agências dos Correios;
  • Casas lotéricas.

A inscrição dos candidatos na prova do ENEM 2023 só será confirmada mediante o pagamento da taxa de inscrição. Dessa forma, os candidatos que não efetuarem o pagamento até o dia 21 de junho não poderão participar desta edição do ENEM. A situação da inscrição poderá ser consultada na Página do Participante, no site do Inep.

Segundo as informações divulgadas pelo Inep, não serão aceitos pagamentos via depósito em caixa eletrônico, via postal, fax, transferência ou depósito em conta corrente, DOC, TED ou ordem de pagamento. Assim, os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa exclusivamente por meio de uma das modalidades que já foram mencionadas.

Além disso, é válido destacar que a inscrição dos candidatos que pagarem a taxa via Pix não será confirmada caso o pagamento seja realizado com um QR code gerado fora do sistema de inscrição do Inep. O pagamento via Pix deverá ser feito somente meio do QR code apresentado na GRU Cobrança disponibilizada no Portal do Candidato, no site do Inep.

Por fim, o Inep afirma que o prazo para pagamento da taxa de inscrição não será prorrogado, ainda que seja feriado nacional, estadual, distrital ou municipal no local escolhido pelo candidato para realização do pagamento.

ENEM 2023: isenção da taxa de inscrição

O Inep, órgão responsável pela realização do ENEM, também ofereceu aos candidatos a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição. Porém, o prazo para solicitação do benefício já foi encerrado. Os candidatos puderam solicitar o benefício até o dia 28 de abril e os resultados preliminares foram divulgados no dia 8 de maio. Após a análise dos recursos, o resultado final com os nomes dos contemplados foi divulgado no dia 19 de maio.

Puderam solicitar a isenção os candidatos que fizerem parte de uma das seguintes categorias:

  • Estudantes da rede pública de ensino ou bolsistas integral em escola da rede particular de ensino;
  • Estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Os candidatos que não realizaram o pedido da isenção ou que não foram contemplados com o benefício deverão realizar o pagamento da taxa até o dia 21 de junho de 2023.

É importante mencionar que os candidatos contemplados com o benefício deverão realizar a inscrição do ENEM 2023. Veja o passo a passo para realizar a sua inscrição e realize todo o procedimento sem problemas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.