Enem 2023: saiba quando começa o período de inscrição

Avaliação é a porta de entrada para o ensino superior

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado no ano de 1999, com o objetivo de analisar o desempenho do estudante do ensino médio, para que dessa maneira, ele consiga uma colocação em uma instituição de ensino superior, substituindo, desde então, a prova do vestibular.

Para participar, é preciso que o estudante tenha concluído ou ainda estar fazendo o ensino médio. O Enem também auxilia na entrada em instituições de ensino privadas, já que, dependendo da nota, o aluno pode conseguir bolsas de estudos de 50% a 100% (Prouni), abrindo as portas destas faculdades e universidades para pessoas com pouca condição financeira.

De fato, o exame do Enem 2022 terminou domingo passado (20/11), onde quase 2,5 milhões de pessoas fizeram as provas. A divulgação do gabarito da avaliação será na quarta-feira (23/11) e o resultado sairá em fevereiro do ano que vem, de forma que o estudante terá certeza se passou ou não.

Dessa maneira, tanto quem não passou na prova, quanto estudantes que estão terminando o ensino médio, devem ficar de olho nas informações sobre a realização do exame do Enem de 2023. Como a avaliação deste ano terminou agora, ainda há muito tempo para estudar e se dedicar para ter um bom resultado no ano que vem.

Inscrição para o Enem 2023

A data estimada para a inscrição do Enem 2023 é de 30 de junho a 14 de julho. De acordo com o cronograma, o pagamento das taxas deverá ser feito até o dia 19 de julho. O pedido para atendimento especial também é de 30 de junho a 14 de julho. As provas serão nos dias 21 e 28 de novembro.

Vale ressaltar que as datas ainda não foram confirmadas pelo Ministério da Educação (MEC), mas deverão ser disponibilizadas nos próximos meses. Quem não possui a gratuidade na realização da avaliação pode solicitar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Anísio Teixeira (Inep) o pedido de isenção para o Enem 2023.

Para tal, é preciso ir ao portal do Inep para se inscrever no Enem 2023. Em seguida, deve-se clicar em ”inscrições” e preencher um formulário com seus dados pessoais. Depois é necessário optar pela isenção das taxas relativas a inscrição. No final, é preciso responder a algumas questões sócio econômicas.

Mudanças no Enem 2023

As mudanças relacionadas às provas do enem para o ano que vem estão sendo discutidas. Segundo o Ministério da Educação, as alterações no exame deverão ser feitas de uma maneira mais efetiva em 2024. Em 2023 as provas terão duas fases distintas, uma disponível para todos os participantes, e outra optativa.

Na fase preliminar, obrigatória, a avaliação sobre o estudante deverá ser feita de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, com algumas matérias prioritárias, como matemática e português. Ela também deverá ter uma redação dissertativa argumentativa e questões sobre línguas estrangeiras.

Na segunda parte da avaliação do Enem, optativa, o estudante é avaliado acerca de questões relacionadas ao curso superior que pretende fazer. Dessa maneira, é possível ganhar mais alguns pontos na avaliação do Enem através de assuntos sobre a sua área de atuação.

Vale ressaltar que o exame do Enem leva em consideração o aprendizado do aluno no ensino médio, dessa forma, na avaliação haverá uma série de questões relacionadas a conteúdos como redação, ciências humanas, matemática e suas tecnologias e, linguagens, códigos e suas tecnologias.

Conclusão

Como ainda falta um ano até a prova do Enem 2023, o estudante possui um bom tempo para se preparar para a avaliação e desta forma conquistar um lugar em uma instituição de ensino. Como são várias as matérias, é preciso haver uma boa organização e um bom cronograma de estudos a fim de assimilar os conteúdos.

A disputa na prova do Enem é grande, porém, deve-se desenvolver bem e aprender o conteúdo, sem levar em conta a concorrência.  É preciso ter uma grande eficiência no estudo diário com foco e produtividade. Com determinação e boa vontade é possível ir bem na avaliação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.