ENEM 2023: como se preparar para as questões interdisciplinares?

A prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma das mais conhecidas pelos estudantes de todo o país, uma vez que a pontuação obtida no exame pode ser usada para diversos fins, como o SISU, o FIES e o Prouni.

Além das disciplinas tradicionalmente estudadas ao longo do ensino médio, o ENEM também conta com questões interdisciplinares, ou seja, perguntas que reúnem conceitos de duas ou mais matérias.

Os estudantes que querem conseguir um bom desempenho na prova do ENEM devem se preparar com atenção para responder essas questões, uma vez que elas possuem algumas peculiaridades.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com dicas que irão te ajudar a turbinar a sua preparação para enfrentar as questões interdisciplinares do ENEM 2023. Confira!

O que são as questões interdisciplinares do ENEM?

As chamadas “questões interdisciplinares” são aquelas que mesclam conceitos de duas ou mais disciplinas em uma única pergunta.

Esse formato de questão é muito usado pelo ENEM com o objetivo de avaliar a capacidade dos estudantes em fazer conexões e integrações entre diferentes áreas do conhecimento. Com esse tipo de abordagem em alguma perguntas, o ENEM visa estimular o desenvolvimento de uma visão ampla e interligada dos temas por parte dos candidatos.

Para resolver esse tipo de questão, os candidatos precisam aplicar seus conhecimentos de maneira contextualizada e multidisciplinar.

Além de conceitos de diferentes matérias, essas questões abordam também textos, gráficos, tabelas e outros recursos, permitindo a conexão entre diferentes áreas de conhecimento.

Veja, a seguir, algumas dicas para conseguir resolver essas questões.

Estude por temas e não por disciplinas

Normalmente, os estudantes dividem o próprio cronograma de estudos de acordo com as disciplinas a serem estudadas. Porém, esse tipo de plano de estudos atrapalha o desenvolvimento das habilidades necessárias para enfrentar as questões interdisciplinares do ENEM.

Dessa maneira, uma boa estratégia que irá te ajudar a integrar o estudo de mais de uma disciplina ao mesmo tempo é organizar o seu estudo por temas, identificando conexões entre diferentes matérias cobradas no ENEM.

Tenha em mente que alguns temas são estudados não somente por uma disciplina, mas por várias ao mesmo tempo. Se você for estudar os problemas ambientais, por exemplo, é interessante que você estude esse tema a partir dos pontos de vista da biologia, geografia e da química. Assim, você estará preparado para enfrentar uma possível questão interdisciplinas do ENEM.

É claro que você não precisa estudar dessa forma durante todo o seu tempo de preparação para o ENEM 2023. Você pode, por exemplo, estudar um tema interdisciplinas por semana.

A interpretação de texto

Todos nós sabemos que a interpretação de texto é uma das habilidades mais importantes para quem quer enfrentar a prova do ENEM. Porém, quando pensamos nas questões interdisciplinas, a interpretação é ainda mais relevante.

Nessas questões, o candidato deve ser capaz de não somente perceber quais são as diferentes disciplinas envolvidas, mas também quais são os possíveis caminhos disponíveis para a resolução.

Entender o enunciado das questões interdisciplinares e os recursos nelas presentes (textos, gráficos, etc) é o primeiro passo para conseguir resolver esse tipo de pergunta.

Dessa forma, é muito importante que você desenvolva a sua habilidade de interpretação de texto ao longo dos seus estudos para o ENEM 2023.

Pratique com questões anteriores

Para que você possa entender como as questões interdisciplinares do ENEM funcionam na prática, é fundamental que você estude com as perguntas que foram abordadas em edições anteriores do exame.

Ao longo dos seus estudos, separe um tempo para resolver exercícios que envolvam a integração de conhecimentos das diversas disciplinas de edições passadas do ENEM. Quando você estiver resolvendo as questões, leia atentamente os enunciados, identifique as disciplinas presentes e busque relacionar conceitos de diversas áreas do conhecimento ao mesmo tempo. 

Além das questões presentes nas provas anteriores do ENEM, busque por simulados específicos que explorem temas de forma interdisciplinar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.