Enem 2020: Saiba como será o Enem Digital

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contará pela primeira vez com uma versão digital. De acordo com  o estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), a versão piloto será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, 96 mil candidatos optaram por fazer o Enem Digital. Assim como na versão tradicional, os candidatos precisarão comparecer aos locais de prova indicados pelo Inep para realizar o exame. A prova acontecerá em 99 municípios. 

Como será o Enem Digital?

Nessa nova versão, a prova com as questões objetivas será feita pelo computador. No entanto, a prova de redação será no papel, de modo que os participantes devem levar caneta esferográfica na cor preta. Ainda de acordo com o Inep, o nível de dificuldade da prova será o mesmo da versão tradicional.

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou: 

“Houve, no passado, tentativas [de fazer o Enem digital], mas foram descontinuadas. A decisão de fazer o Enem digital neste ano foi tomada em 2019. Estamos conseguindo agora tirar o teste do papel, literalmente. Estamos muito animados com o Enem digital”.

A ideia do MEC é que o Enem se torne completamente digital até o ano de 2026.  As discussões e os testes para que isso seja possível ocorrem desde 2016. Ao todo, o exame contará com cerca de 4 mil laboratórios, cada um deles terá cerca de 20 computadores. Os estudantes não terão acesso à internet, pois as máquinas terão acesso apenas à prova. Os estudantes não conseguirão, portanto, acessar as redes ou documentos do computador.

Assim como na versão tradicional, abertura dos portões será às 12h e o início das provas será às 13h30. Os estudantes terão até as 18h30 para responder a prova. Além disso, os participantes devem obedecer às regras de prevenção contra o coronavírus. O uso de álcool em gel é um deles e uso de máscara também será obrigatório. Os participantes que estejam com covid-19 no dia das provas não devem comparecer ao exame e precisam solicitar a reaplicação, prevista para os dias 23 e 24 de fevereiro.

Fonte: Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda Educação: MEC abrirá 93 mil vagas para o Fies 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.