Enem 2020: Inep nega falha na correção das redações

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), afirmou nesta sexta-feira (2) que não houve qualquer falha na correção das redações da edição de 2020 do exame.

A negativa da entidade foi conferida após especulações de que as notas da redação estivessem incorretas.

“Não há problemas técnicos identificados entre a disponibilidade das referidas notas pelo consórcio Cesgranrio-FGV, contratado para operacionalização do Enem, e o instituto”, informou em nota oficial.

A saber, desde a última terça-feira (30), data em que iniciou o acesso às notas pelos estudantes, muitos deles utilizaram suas redes sociais para fazer reclamações das notas finais. De acordo com a maioria dos reclamantes, as notas obtidas estavam muito baixas, comparando com as de outros anos que fizeram o exame.

Em resposta, o instituto negou incongruências na avaliação dos corretores. “O Inep reforça que o processo de correção das redações do Enem é acompanhado em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo instituto”, consta na nota.

Além disso, o Inep ressalta que houve a conferência das notas extraídas do sistema de correção de provas com as notas que foram divulgadas na página do candidato.

“As análises, já concluídas, garantem que todas as notas apresentadas aos participantes estão de acordo com as notas finais calculadas após a atribuição de pontos de todos os corretores de redação”, diz o comunicado.

Ainda de acordo com o Inep, as redações passam geralmente “por até quatro correções” antes de se chegar à nota final. Ou seja, até quatro avaliadores leem os textos, podendo dar notas diferentes para uma mesma redação. A partir daí, tira-se uma média das notas de todos.

Falha no site

No dia 29 de março, quando as notas do exame ficaram disponíveis, houve um problema no site. Esse problema impediu os estudantes de consultarem as notas por algumas horas. Às 21h20 do mesmo dia, no entanto, o acesso foi normalizado. Entretanto, o Inep assegura que essa falha no site não atinge o banco de notas.

Na edição de 2020, 28 estudantes tiraram nota máxima na redação, ao fazerem mil pontos na prova. Esse foi o pior desempenho dos candidatos na redação desde a edição de 2013.

E então, o que achou da notícia? Você já conferiu sua nota do Enem? Acesse o site para fazer isso agora mesmo.

Não deixe de ler também – Enem: Estudantes que não atingiram nota mínima podem optar por financiamento privado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.