ENEM 2018: Locais de provas estão disponíveis para consulta! Confira!

Provas serão aplicadas em dois domingos; Locais de provas foram divulgados pelo INEP

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2018), através da presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgou os locais de provas dos dias 04 e 11 de novembro. Para consultar o candidato deverá acessar o portal oficial do INEP.

Neste ano, os participantes terão 30 minutos a mais para realizar as provas de ciências da natureza e matemática, que compõe o segundo dia. De acordo com o edital, serão cinco horas para fazer a prova no segundo dia e cinco horas e meia no primeiro dia.

Prepare-se: Apostila ENEM 2018 – Atualizada

Provas do ENEM 2018

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas do primeiro dia: 19 horas
  • Término das provas do segundo dia: 18h30
Sobre as provas

No primeiro dia do ENEM 2018 (04 de novembro), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá cinco horas e trinta minutos de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

Já no segundo dia de provas do ENEM 2018 (11 de novembro), serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

Área de Conhecimento e Componentes Curriculares

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;

Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;

Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia; e

Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Atendimento Especializado

O INEP, nos termos da legislação, assegurará Atendimento Especializado, Específico e/ou pelo Nome Social aos participantes que requererem e comprovarem a necessidade. O participante que necessitar de Atendimento Especializado e/ou Específico deverá, no Sistema de Inscrição:

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO: para pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e/ou discalculia.

ATENDIMENTO ESPECÍFICO: para gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica.

O candidato poderá ainda, solicitar o auxílio de acessibilidade de que necessita, de acordo com as opções apresentadas: prova em braile, tradutorintérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), vídeoprova em Libras (vídeo com a tradução de itens em Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), guia-intérprete para pessoa com surdocegueira, ledor, transcritor, leitura labial, tempo adicional, sala de fácil acesso e/ou mobiliário acessível.

O participante que solicitar Atendimento Especializado para cegueira, surdocegueira, baixa visão e/ou visão monocular poderá utilizar material próprio: máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, assinador, régua, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e tábuas de apoio. O material será vistoriado pelo aplicador.

Locais de provas do ENEM 2018

O local de prova de cada participante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será disponibilizado no endereço do INEP e no aplicativo oficial do Enem.

Identificação do candidato

É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas. Consideram-se documentos válidos para identificação do participante:

  • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
  • Protocolo Provisório de Solicitação de Refúgio emitido pelo Departamento de Polícia Federal, por força dos arts. 21 e 22 da Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445 de 24 de maio de 2017;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277 de 5 de fevereiro de 2018;
  • identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista; Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia;
  • identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

Fim do ‘ranking’ do Enem por escola

O MEC também decidiu que não haverá mais o resultado do Enem por escola – dado que costuma ser disponibilizado anualmente. A lista é popularmente conhecida como ‘ranking’ do Enem por escolas.

Sobre a exclusão desse dado, a presidente do INEP Maria Inês Fini afirmou que a mudança é uma reivindicação antiga dos especialistas em educação. “O Enem não avalia escola, avalia o estudante e isso é só um dos muitos indicadores para poder avaliar uma escola”.

Ainda sobre o cancelamento do resultado por escola o ministro da Educação, Mendonça Filho afirmou que “o ranking das escolas que é utilizado como propaganda e não é missão do Estado brasileiro estabelecer esse ranking, produzia um desserviço e uma desinformação”.

Certificação do ensino médio

O MEC já havia informado que o Enem não poderia mais ser usado como certificação do ensino médio. Os jovens poderão obter o documento pelo Encceja (Exame Nacional de Certificação De Competências de Jovens e Adultos) – tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio.

Cronograma ENEM 2018

  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição: entre 02 e 11 de abril de 2018
  • Justificativa de ausência no ENEM 2017: entre 02 e 11 de abril de 2018
  • Inscrições: entre 07 e 18 de maio de 2018
  • Pagamento da taxa de inscrição: entre 07 e 23 de maio de 2018
  • Solicitação de Atendimento pelo Nome Social: entre 28 de maio e 03 de junho de 2018
  • Aplicação: 04 de novembro e 11 de novembro de 2018

Apostila ENEM 2018 - Material Completo [+Curso Online Grátis]
Caderno de Questões ENEM 2018 - 700 Questões de Provas Anteriores
Curso Online Enem 2018 – Completo

Comentários estão fechados.